quarta-feira, fevereiro 5, 2025
Desta semanaPolítica

CLDF 2025: PDOT e proximidade com cidadão são prioridade

Decisões devem garantir bem-estar e interesses dos cidadãos, afirmam presidente e vice

Com a retomada das atividades parlamentares, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) iniciou os trabalhos de 2025 com uma nova configuração e desafios estratégicos à frente. Sob a liderança do presidente Wellington Luiz (MDB), os deputados distritais começam o segundo biênio da atual legislatura com energia renovada e um foco claro na aprovação de projetos voltados para o desenvolvimento da capital. Entre as principais novidades, estão a reestruturação das comissões temáticas e a posse da nova Mesa Diretora, que conduzirá os trabalhos pelos próximos dois anos.

Uma das pautas centrais do ano será a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), considerado um dos instrumentos mais importantes para a política urbana e rural do DF. O plano orienta tanto a gestão pública quanto a iniciativa privada na organização territorial e no crescimento sustentável da capital. A última revisão, iniciada antes da pandemia, foi interrompida, tornando a atualização do PDOT uma prioridade para a CLDF. “Estamos comprometidos em garantir que cada decisão reflita os interesses e o bem-estar de nossos cidadãos”, destacou Wellington Luiz.

Além da questão fundiária, a modernização do Legislativo distrital também será um dos focos da nova gestão. Para Ricardo Vale (PT), primeiro vice-presidente da Casa, a implementação de novas tecnologias e a qualificação dos servidores serão fundamentais para aproximar ainda mais a população das decisões políticas. “Vamos garantir que as pautas de interesse do povo sejam debatidas e avancem, promovendo um Legislativo mais acessível e eficiente”, afirmou o parlamentar.

Outra mudança significativa em 2025 é a atuação das duas novas comissões temáticas: a Comissão do Direito das Mulheres e a Comissão de Saúde. O desmembramento da antiga Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc) permitirá um acompanhamento mais aprofundado dessas áreas, garantindo que temas essenciais, como políticas públicas para mulheres e melhorias no sistema de saúde, tenham a devida atenção dos parlamentares.

Com um ano desafiador pela frente, a Câmara Legislativa se prepara para intensificar o diálogo com a sociedade e acelerar a tramitação de projetos prioritários. A expectativa é que 2025 seja marcado por debates estruturantes e decisões que impactarão diretamente o desenvolvimento urbano, social e econômico do Distrito Federal. 

Foto: Carolina Curi/Agência CLDF