domingo, junho 23, 2024
Sem categoria

Nasce a Rede Cidadã de Taguatinga

Foto: Julio Carneiro

Moradores da cidade se organizam em coletivo com objetivo de cuidar das necessidades da região

Cerca de 50 moradores de várias áreas de Taguatinga se uniram, no último dia 12 de novembro, no Parque União (QNC) para aprovar o estatuto da Rede Cidadã de Taguatinga (RECITA), quando também elegeram os conselhos gestor e fiscal da entidade, ambos com mandato de 2 anos.  

De acordo com os membros fundadores da associação, desde o início de 2022, observou-se uma convergência de pessoas que cuidavam de pontos separados na cidade, entre eles: Parque União, Praça do DI, Taguaparque e Parque Boca da Mata. 

Nas palavras do jovem Felipe Resende (presidente eleito pela assembleia), “a RECITA é uma rede e os nós dessa rede são esses pontos. Em cada lugar, já há pessoas cuidando das coisas; então, a Recita está unindo grupos que já existem, dando estrutura e fazendo as conexões entre as pessoas que têm os mesmos pensamentos.” 

Além dessa conexão geográfica, será tarefa da RECITA ajudar a cidade e as pessoas a se reconectarem em várias dimensões: cidadania e cultura, público e privado, memória e identidade, meio ambiente e desenvolvimento econômico, sonhos e oportunidades.

Participação

Os jovens, que estavam em bom número, puderam expor suas atividades em prol da cidade; assim como os representantes de grupos e entidades civis que já trabalham por Taguatinga. Durante o encontro, foram pontuadas várias conquistas da região administrativa obtidas pela participação social, bem como os desafios e as lacunas existentes. 

Para o coletivo, a RECITA surge com a responsabilidade de continuar a trajetória, valorizando a riqueza que a cidade acumulou em relação ao capital social e humano desde o seu nascimento.

Ao longo da preparação, algumas necessidades se tornaram relevantes para favorecer o foco nas pessoas e na conexão entre elas, a começar da acessibilidade das calçadas, da qualificação dos espaços públicos para a convivência social, da valorização da cultura e da memória coletiva, da participação nos conselhos comunitários e da educação para uma cidadania participativa e corresponsável.

Como participar? 

A RECITA está aberta a todos que queiram trabalhar para o bem comum e ajudar a cidade a se desenvolver em função dos valores da civilidade, moradores ou não. Para atingir esse propósito aberto e acolhedor, o investimento maior será ajudar na formação das pessoas para a cidadania. Para isso serão realizadas atividades regulares, na forma de pequenos projetos, em que os associados poderão participar conforme a disponibilidade e o interesse. Para se inscrever na RECITA ou mais informações: 61 98304-6848.