domingo, abril 28, 2024
CidadesDesta semana

Primeira etapa da reforma da Hélio Prates atinge 80%

Foto: Sec. Obras / Divulgação

Revitalização total da avenida está prevista para 2024, com novos estacionamentos, pavimentação, BRT e ciclovia

Uma das avenidas mais importantes entre Taguatinga e Ceilândia passa por processo de revitalização. Iniciadas em maio de 2021, as obras compreendem toda a extensão da via remodelando calçadas e estacionamentos, revitalizando pavimentação, criando uma via marginal, pista para BRT, além de paisagismo e mobiliário urbano. 

De acordo com o governo local, o projeto de requalificação dividiu a via em três trechos e os serviços em quatro etapas. As três primeiras etapas estão divididas por trecho e são referentes à execução dos serviços de requalificação das calçadas; inclusão de via marginal; pavimentação, estacionamento, faixa de rolamento; drenagem secundária e arborização.

Já a quarta etapa corresponde aos serviços de drenagem pluvial principal, corredor de ônibus (BRT), pavimentação asfáltica, ciclovia e complementação da arborização.

Andamento

Ao DF Notícias, a Secretaria de Obras informou que a primeira etapa das obras de revitalização da avenida Hélio Prates estão 80% concluídas. Segundo a pasta, no momento, máquinas e operários trabalham nas duas últimas quadras ainda em obras: QNM1 e QNM2.

“Na QNM1, no momento estamos trabalhando na remoção dos postes antigos e instalação dos novos postes de energia elétrica. Todo o cabeamento de energia e fibra ótica será refeito, trazendo mais conforto e segurança aos comerciantes e pedestres que transitam pela região. O mesmo serviço já foi executado na QNM 2”, explica a secretaria.

Somente após a conclusão desse serviço, será iniciada a concretagem das calçadas e areforma dos estacionamentos na QNM 1.

“Na QNM2, por sua vez, estamos trabalhando justamente na concretagem das calçadas e reforma dos estacionamentos, assim como na instalação do pavimento rígido na faixa exclusiva de ônibus. Nas demais quadras, os serviços de revitalização da via marginal, das calçadas, dos estacionamentos, dos acessos e das pistas de ônibus estão concluídos”, afirma a pasta.

A Secretaria de Obras conta que também está em andamento a segunda etapa da obra em trecho de 2,1km. “Esta etapa prevê, entre outros serviços, a ampliação e remodelação das calçadas, reordenamento e pavimentação dos estacionamentos, implantação de ciclovia e execução de obras de drenagem no interior do Parque Ecológico do Cortado, com implantação de lagoas de detenção e solução para contenção de erosão junto ao mirante do parque”.

Quanto a previsão de entrega total da reforma da Avenida Hélio Prates, a pasta informa que a estimativa é que tudo seja entregue no fim de 2024. Isso porque a próxima etapa precisa ainda passar por processo de licitação. E essa etapa consiste basicamente na instalação do corredor BRT no canteiro central da via.

Características

A Avenida Hélio Prates, que ganhou esse nome em homenagem a um ex-governador de Brasília, possui 7,2 km de extensão e cruza a cidade de Taguatinga, ligando o Sol Nascente até o Pistão Norte. A avenida abriga diversas instituições de ensino, saúde e esporte, além de residências e comércios e, por isso, tem alto índice de circulação de pessoas e carros.