terça-feira, abril 30, 2024
CidadesDesta semana

Drive-thru para descarte de eletrônicos

Foto: Paulo H. Carvalho – Agência Brasília

O descarte de equipamentos eletrônicos cresceu consideravelmente, e por serem nocivos à saúde precisam ser depositados em locais adequados. Inciativa promove pontos de coleta desse tipo de material sem sair do carro

Anualmente toneladas de lixo eletrônico são gerados no mundo todo. Com a chegada do isolamento social; com a realização do trabalho em casa; e aumento do estudo on-line, muitas famílias se viram obrigadas a comprar novos aparelhos para se adequarem à nova realidade. Diante disso, a quantidade de equipamentos eletrônicos jogados fora tem crescido ainda mais.
Os lixos eletrônicos geram o que os especialistas chamam de resíduos tóxicos, volumosos e de difícil reciclagem. Isso porque a maioria desses equipamentos é fabricada com materiais como PVC, mercúrio, chumbo e cádmio, que, além de contaminarem o meio ambiente, podem causar graves danos à saúde humana e dos animais. Entre as doenças mais comuns estão os distúrbios no sistema nervoso, problemas nos rins, pulmões, cérebro e envenenamento.
Para evitar esses prejuízos é importante a conscientização e o descarte correto desses objetos. Até o próximo dia 13 de junho, Brasília conta com mais seis pontos para a destinação correta de resíduos eletrônicos.
O depósito correto de materiais eletroeletrônicos de uso doméstico de pequeno e médio porte como computadores, impressoras, televisores, telefones, carregadores, pilhas gastas e eletrodomésticos que não têm mais uso pode ser feito no modelo drive-thru (sem sair do carro e seguindo o protocolo para evitar a disseminação da covid-19) entre 10h e 16h, nos pontos já definidos (informações abaixo).
A ação ‘Drive-thru sustentável Brasília 2021’ é promovida pela Green Eletron, entidade gestora sem fins lucrativos de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas no Brasil, pela OSC Programando o Futuro, e pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedict) do DF, em parceria com diversos órgãos governamentais.
A iniciativa faz parte do Reciclotech, programa do GDF, gerido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, que une capacitação profissional de jovens, recondicionamento de resíduos eletrônicos, doação de equipamentos, educação ambiental e preservação do meio ambiente. Os itens recebidos sem condição de uso serão reciclados, mas aqueles que possam ser reabilitados serão doados para instituições de ensino. O movimento é ainda mais importante nesse momento de pandemia, em que ficou clara a vulnerabilidade de muitos estudantes pela exclusão digital.

Eletrônico Não é Lixo

Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento: Eletrônico Não é Lixo.
A iniciativa tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a população brasileira para a importância do descarte ambientalmente correto e reciclagem de aparelhos eletroeletrônicos e pilhas descarregadas.
Quando descartados no lixo comum, esses produtos podem trazer consequências negativas para o planeta e ao ser humano. Se depositados no lugar certo, a reciclagem desses produtos permite a recuperação e reutilização de vários materiais, como plástico, vidro, ouro, prata e muitos outros. Além de garantir a destinação ambientalmente segura do que não pode ser recuperado.
No site www.eletroniconaoelixo.com.br há informações sobre a geração destes resíduos e ainda é possível baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico.

Onde descartar

Os equipamentos eletrônicos para descarte podem ser entregues:
Dia: 8 de junho, terça-feira
Local: Câmara dos Deputados
Endereço: Anexo IV – Via S2
Horário: 10h às 16h

Dia: 9 de junho, quarta-feira
Local: Senado Federal
Endereço: Gráfica do Senado Via N2
Horário: 10h às 16h

Dia: 10 de junho, quinta-feira
Local: Tribunal de Contas da União (TCU)
Endereço: Setor de Administração Federal Sul – Asa Sul Via S2 – entrada da garagem do Anexo III
Horário: 10h às 16h

Dia: 11 de junho, sexta-feira
Local: Ministério das Comunicações
Endereço: Esplanada dos Ministérios, estacionamento do Bloco R – Zona Cívico Administrativa
Horário: 10h às 16h

Dias: 12 e 13 de junho, sábado e domingo
Local: CCBB Brasília
Endereço: SCES Trecho 2 Lote 22 Edif. Pres. Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul

Horário: 10h às 16h
Caso não consiga participar da campanha, a Green Eletron disponibiliza atualmente 27 pontos de entrega voluntária de eletroeletrônicos e 162 exclusivos de pilhas no Distrito Federal.