sábado, setembro 7, 2024
Desta semanaMundo melhor

Ação contra o frio acolhe mais de 4 mil pessoas no DF

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Número é a soma de atendimentos realizados nos dois pontos de acolhimento localizados na Asa Sul e Ceilândia

Nesta época do ano, o Distrito Federal regista as temperaturas mais baixas, oscilando entre 11° e 14° nas horas mais frias do dia. Neste ano as previsões têm se confirmado trazendo noites, madrugadas e manhãs geladas para os brasilienses.

Em atenção às pessoas em situação de rua e as temperaturas baixas, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem oferecido abrigo para essa população durante as noites de inverno. Em pouco mais de um mês de funcionamento, os espaços públicos abertos para acolhimento ultrapassaram a marca de 4 mil atendimentos. Apenas na semana passada (de 15 a 21/07) foram registrados 1.012 acolhimentos nos abrigos.

Estão em funcionamento dois pontos de abrigamento, um no Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul e o outro na Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia, na QNM 27. O ponto de apoio da Asa Sul foi aberto em 17 de junho e de lá para cá ultrapassou a marca de 3.500 atendimento. Em Ceilândia, que entrou em operação no início deste mês de julho, foram registrados mais de 640 atendimentos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) afirma que novos espaços podem ser abertos ou fechados conforme a demanda. O abrigo do Gama, no Centro de Convivência (Cecon) da região, funcionou de 20 de junho ao dia 2 deste mês e somou 108 atendimentos.

Como funciona

Quem busca suporte nos abrigos encontra colchão, cobertor e chuveiro quente, além de jantar e café da manhã balanceados e feitos sob supervisão de nutricionistas. São entregues kit higiene e agasalhos. Em parte, esse material vem da Campanha do Agasalho Solidário, iniciativa da Chefia-Executiva de Políticas Sociais idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha que, neste ano, arrecadou mais de 20 mil itens de inverno. 

Os espaços funcionam de domingo a domingo, das 19h às 7h, com fechamento dos portões às 22h. O abrigo da Asa Sul tem capacidade para receber até 100 pessoas por noite, enquanto o de Ceilândia comporta até 40 pessoas.

A campanha Ação Contra o Frio está em sua terceira edição e acontece sempre nos períodos de baixas temperaturas e segue enquanto o frio intenso durar.