CLDF realiza Semana da Mulher no fim de maio
Palestras, conferências, estão na programação gratuita e aberta ao público
Entre os dias 27 e 29 de maio, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza a 6ª Semana Legislativa pela Mulher (6ª SLPM), com programação gratuita e aberta ao público. O evento busca valorizar o papel social e profissional das mulheres, promover a equidade de gênero e incentivar a participação feminina nas decisões políticas.
A abertura solene será no dia 27, às 9h30, com uma Sessão Plenária Especial no auditório da CLDF, considerada o “Dia D” da luta por direitos das mulheres. Na data, está previsto um esforço concentrado para discutir e votar projetos de lei que impactam diretamente a vida das mulheres no DF. “Assumimos o compromisso de entregar avanços legislativos concretos”, afirmou o presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB).
A programação inclui palestras e conferências com nomes como a ministra do TSE, Edilene Lôbo; a servidora da CGDF, Michelle Caldeira; e a empresária Tatiane Freitas. As deputadas Dayse Amarilio, Doutora Jane, Jaqueline Silva e Paula Belmonte participarão de uma conferência de ideias com a professora Giovanna Perlin sobre estratégias para fortalecer a autonomia feminina.
Outro destaque será a mesa de conversa “Mulheres que Inspiram”, reunindo histórias de liderança e superação de figuras como Ilda Peliz, Lydia Garcia, Maria de Lourdes Abadia, Marlla Angélica Costa e Katia Ferreira. Interessadas em participar das programações devem fazer inscrição, gratuita, no site da Câmara Legislativa https://www.cl.df.gov.br/atividades-elegis
Também está prevista uma homenagem a 72 mulheres de todas as regiões administrativas do DF, em reconhecimento às suas contribuições para a sociedade.
Além das atividades na sede da CLDF, a Escola do Legislativo (Elegis) realizará o projeto “Câmara Vai à Comunidade” no bairro Porto Rico, em Gama/Santa Maria. A ação busca identificar demandas locais relacionadas à pauta feminina e propor soluções legislativas com base na escuta ativa da população.
Foto: Renan Lisboa/Agência CLDF