Conferência regional de saúde do DF (Região Norte) discute prioridades do SUS e elege delegados
A 12ª Conferência Regional de Saúde da Região Norte — que abrange Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Arapoanga — foi realizada em 25 de junho de 2026 no Teatro de Sobradinho e reuniu usuários, trabalhadores e gestores para discutir prioridades do.
Contexto
A partir das discussões locais, as propostas aprovadas na Região Norte seguem para a 12ª Conferência Distrital de Saúde, cuja etapa do Distrito Federal está prevista para ocorrer entre janeiro e abril de 2027.
Em seguida, as contribuições do DF serão consolidadas no Relatório Consolidado Nacional e encaminhadas para a 18ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para julho de 2027.
Organizadores e conselheiros reforçaram o caráter deliberativo da conferência.
O presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Domingos de Brito Filho, destacou que o espaço aproxima a gestão das demandas concretas da população: “As conferências permitem que setores da sociedade dialoguem para elaborar um plano distrital de saúde.
Aqui, recebemos sugestões de melhoria, propostas e diretrizes para a composição desse documento.” A superintendente da Região de Saúde Norte, Débora Cristina Fernandes, chamou atenção para a necessidade de propostas factíveis: “É olhar, de fato, para o que está acontecendo, não só apontar os defeitos, mas propor soluções”.
Detalhes
Cada uma das sete etapas regionais do DF debateu propostas que, depois de consolidadas na etapa distrital, servem como subsídio para instrumentos de gestão e orçamento, como o Plano Plurianual (PPA) e o Plano Distrital de Saúde (PDS).
A organização da 12ª Conferência Distrital segue cronograma oficial publicado pelo Governo do Distrito Federal e pelas superintendências regionais de saúde.
Para moradores do DF, a principal consequência prática é que as demandas aprovadas nas conferências podem orientar prioridades de investimento e programas no período do PPA 2028–2031, desde que sejam incorporadas nos processos orçamentários e de gestão competentes.
A participação em conselhos e nas etapas regionais foi apresentada pelos organizadores como condição para que usuários influenciem diretamente essas escolhas.

