quinta-feira, junho 25, 2026
CidadesDesta semana

Cidadania no Trânsito: Detran-DF forma 231 estudantes do Ensino Médio

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realiza a cerimônia de formatura de 231 estudantes do ensino médio que concluíram o curso Cidadania no Trânsito, nesta sexta-feira (26), com sessões às 9h e às 14h30 no auditório do Detran da 913 Sul.

Contexto

O curso Cidadania no Trânsito integra o Programa Detran nas Escolas e tem como objetivo preparar os jovens da rede pública para a prova teórica do processo de habilitação. Segundo a publicação oficial, a iniciativa está na sexta edição e já atendeu 2.071 estudantes desde 2021.

Detalhes

Receberão certificados alunos de 10 turmas oferecidas em nove escolas: duas turmas do CEM 01 do Gama (64 alunos); CEM 414 de Samambaia (19); CED 01 da Estrutural (14); CED 01 do Itapoã (30); CEM 804 do Recanto das Emas (25); CEM 01 do Riacho Fundo II (17); CEMI do Cruzeiro (23); CEM 12 de Ceilândia (19); e 20 estudantes do polo na Escola Técnica de Santa Maria.

A formação é apresentada pelo Detran-DF como fruto da parceria com a Secretaria de Educação.

Para Marcelo Granja, gerente da Escola Pública de Trânsito, o programa vai além da habilitação: “Não estamos apenas facilitando o caminho para a primeira habilitação; estamos, acima de tudo, formando cidadãos conscientes, integrados e preparados para proteger a vida.”

A capacitação é oferecida como atividade extracurricular nas escolas públicas do Distrito Federal e, segundo a nota oficial, tem papel preparatório para o exame teórico da Carteira Nacional de Habilitação.

A cerimônia de entrega de certificados reúne os concluintes das turmas citadas e marca a continuidade do programa no território do DF.