terça-feira, abril 23, 2024
Educação

Ensino público recebe mais de 31 mil novas inscrições

Foto: Acácio Pinheiro – Agência Brasília

Embora 2020 tenha tido um número menor de novas inscrições de estudantes interessados em ingressar na rede pública de ensino do DF, o número, ainda assim, foi bem expressivo: 31.048 solicitações de vagas em escolas públicas para 2021. De acordo com a Secretaria de Educação, no ano passado, foram 38.579 pedidos, uma diferença de 7.531 estudantes. O período de inscrições ocorreu de 10 a 13 de novembro pelo site da SEEDF e de 17 de novembro a 6 de dezembro pela Central 156.

O prazo para a divulgação do resultado das inscrições está previsto para o dia 21 de janeiro, a partir das 18 horas, no site da SEEDF e nas próprias escolas. A pasta ressalta que isto não garante a matrícula. Nesta ocasião, o estudante saberá para qual escola foi direcionado, conforme o endereço indicado no ato da inscrição – residência ou local de trabalho dos pais ou responsáveis.

É importante que os interessados fiquem atentos porque a consulta é de sua inteira responsabilidade.

A Secretaria de Educação lembra que para garantir a vaga na escola que constar no resultado, é obrigatória a efetivação da matrícula, que tem previsão de ocorrer de 2 de fevereiro a 9 de fevereiro de 2021. Em razão da pandemia da Covid-19 e para evitar aglomerações, a pasta estuda a forma como a matrícula será feita. As informações serão divulgadas oportunamente.

As matrículas deverão ser realizadas dentro do prazo. Isto é muito importante. Embora haja outra oportunidade para ingresso na rede pública, existe a garantia da vaga, mas não de que seja na escola mais próxima.

Aqueles que perderam o prazo de inscrições terão uma nova oportunidade. Eles poderão se inscrever para as vagas remanescentes, aquelas que sobrarem. O prazo será de 11 a 14 de fevereiro, pelo site da Secretaria de Educação.

Neste caso, o estudante será direcionado para onde houver vaga, o que significa que nem sempre será na escola mais próxima.

Com informações da SEEDF