Fórum Nacional de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes: ESP/DF participa em Brasília (29 e 30 de junho)
Representantes da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF) participam, nos dias 29 e 30 de junho, em Brasília, do Fórum Nacional de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes, promovido pelo Ministério da Saúde.
Com o tema “O protagonismo de crianças e adolescentes na construção da Política Nacional de Saúde Mental”, o encontro reunirá atores governamentais e não governamentais, gestores públicos, movimentos sociais e profissionais de saúde envolvidos com a área.
Participação do DF
A equipe da ESP/DF vai acompanhar residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Infantojuvenil (PRMSMIJ), que atuarão como mediadores na comissão de acolhimento do evento.
Também participarão crianças, adolescentes e responsáveis que são usuários de serviços do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), locais que servem como cenários de aprendizagem do programa.
Segundo a psicóloga Bethania Serrão, coordenadora do programa, o convite do Ministério da Saúde representa reconhecimento ao trabalho desenvolvido na formação de profissionais especializados em saúde mental infantojuvenil.
“Esse convite do Ministério da Saúde significa um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo nosso programa na formação de profissionais especializados para o campo da saúde mental infantojuvenil, evidenciando a contribuição da residência para o fortalecimento do SUS”, afirmou.
Políticas públicas
O fórum tem o objetivo de incentivar o diálogo entre os setores envolvidos, estimular a construção de recomendações e diretrizes sobre os desafios da área e fornecer subsídios técnicos e políticos para o trabalho intersetorial e o cuidado integral de crianças e adolescentes.
O encontro também será um espaço de promoção da participação social como elemento central na construção das políticas públicas.
Para Bethania Serrão, a presença da residência no fórum reforça a relação entre formação profissional e construção de políticas públicas no Sistema Único de Saúde.
“Não basta preparar especialistas tecnicamente qualificados; é preciso formar profissionais capazes de atuar de maneira crítica, interprofissional e comprometida com os direitos de crianças e adolescentes”, disse.
A coordenadora também afirmou que “a presença da residência nesse fórum reafirma um princípio fundamental do SUS: formar profissionais e construir políticas públicas são processos inseparáveis.”
Formação e assistência
A participação de residentes e representantes da ESP/DF em um evento nacional indica, segundo o texto original, que experiências desenvolvidas no Distrito Federal contribuem para o debate sobre saúde mental infantojuvenil.
A presença da escola no fórum também reforça a articulação entre ensino, assistência e gestão na consolidação do SUS e na atenção às necessidades de crianças e adolescentes.

