Instrutores de trânsito no DF passam a ter novas regras do Detran
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
São exigidos capacitações e credenciamento junto ao Detran-DF
O processo de formação de novos condutores no Distrito Federal passa a contar com regras mais claras para a atuação de instrutores de trânsito. A regulamentação publicada pelo Departamento de Trânsito do DF, nesta quarta-feira (11), estabelece parâmetros para o exercício da atividade, com o objetivo de elevar o padrão do ensino, ampliar a segurança viária e garantir mais transparência aos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A norma reforça a exigência de qualificação técnica e responsabilidade por parte dos instrutores. A atividade passa a exigir formação específica, experiência mínima na condução de veículos e capacitações voltadas à prevenção de acidentes.
Conduta e responsabilidade
Além da formação, o instrutor deve ter, no mínimo, 21 anos de idade, ensino médio completo, e não ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima nos últimos 60 dias e nem ter sofrido penalidade de cassação da CNH.
Para atuar legalmente, o instrutor deve solicitar autorização junto ao Detran-DF, em procedimento que pode ser realizado de forma digital ou presencial. Com a autorização válida, o instrutor poderá oferecer aulas práticas de direção de forma independente ou vinculado a um centro de formação de condutores.
Validade e atualização cadastral
O credenciamento tem prazo definido de 60 meses e exige atualização periódica das informações profissionais, a cada 12 meses.
Ao organizar a atuação dos instrutores, o Detran-DF aposta na melhoria da formação dos futuros condutores e na redução de riscos no trânsito. A expectativa é que regras mais claras e fiscalização permanente resultem em um processo de habilitação mais seguro, eficiente e confiável no Distrito Federal.

