quarta-feira, fevereiro 5, 2025
CidadesDesta semana

Reforço no combate ao descarte irregular no DF

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Pontos críticos receberão placas com informações sobre responsabilidade social e penalidades para infratores

Com a chegada do verão, o Governo do Distrito Federal (GDF) intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Após enfrentar uma epidemia no início deste ano, autoridades locais mobilizam esforços para conter o descarte irregular de lixo e entulhos, uma das principais causas de proliferação do mosquito. Nesta semana, a Secretaria DF Legal e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) anunciaram, por meio de uma portaria conjunta publicada no Diário Oficial do DF, uma nova iniciativa para ampliar a conscientização e a fiscalização.

O projeto prevê a instalação de 200 placas informativas em pontos críticos de descarte irregular, já mapeados pela fiscalização. As placas trarão informações essenciais sobre locais corretos para o descarte de lixo e entulho, além de contatos para denúncias e consequências legais do descumprimento. Mais do que alertar sobre multas, a campanha enfatiza a responsabilidade social dos infratores, mostrando os riscos à saúde de suas famílias e comunidades. “Estamos utilizando todos os mecanismos disponíveis para trazer consciência às pessoas que insistem em jogar lixo em local irregular”, destacou o secretário-executivo da DF Legal, Francinaldo Oliveira.

Para viabilizar a ação, a DF Legal descentralizou R$ 294.450,38 de seu orçamento para o DER-DF, que ficará responsável pela produção e instalação das placas. O recurso será utilizado na aquisição de materiais como adesivos, tubos metálicos, chapas e tintas. Segundo Fábio Cardoso, superintendente de Operações do DER-DF, a entrega ocorrerá gradualmente ao longo de seis meses, com a primeira leva prevista para o próximo mês.

As iniciativas são uma extensão da força-tarefa lançada em janeiro, que resultou em mais de 8,5 mil ações fiscais até junho, com 1,2 mil notificações e 209 multas aplicadas. Até novembro, os esforços mantidos durante a seca elevaram o total para 20 mil ações no ano. Com a intensificação das atividades, o GDF busca reduzir os focos do mosquito e evitar novos surtos, garantindo um verão mais seguro para a população do Distrito Federal.