sábado, abril 27, 2024
Educação

UnB altera andamento de processos seletivos

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou na semana passada que seus processos seletivos para receber novos alunos passarão por mudanças por conta da pandemia de covid-19. A UnB é uma das maiores universidades federais e uma das mais concorridas do país.
A informação repassada pela instituição é que o vestibular do meio do ano foi cancelado por conta “do cenário de incerteza dos próximos meses”. As vagas serão remanejadas para entrada de alunos por seleção que leva em consideração as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O PAS (Programa de Avaliação Seriada), que avalia os estudantes ao final de cada ano do ensino médio, também teve sua prova final cancelada, incialmente a previsão do certame era para o dia 7 de março passado. Sendo assim, a admissão de novos alunos na UnB, que era feita em dois semestres, ficará concentrada no segundo semestre de 2021. Segundo a Universidade, a última prova está programada para janeiro de 2022.
Já o processo e seleção de estudantes pelas notas do Enem foi iniciado com a publicação de um edital. Contudo, a própria UnB, disse que deve haver um novo edital com mais prazo e ajuste do número de vagas. Será possível usar notas do Enem dos últimos três anos.
Com as alterações o primeiro semestre de 2021 terá início em 19 de julho. Já o 2º semestre de 2021 começará em 17 de janeiro de 2022.
Sendo assim, a distribuição anual de vagas da UnB muda. Até o ano passado, ela funcionava da seguinte maneira: 1º semestre – 25% das vagas para o Processo de Avaliação Seriada + 25% das vagas para o acesso por nota do Enem. 2º semestre – 25% das vagas para o PAS + 25% das vagas para aprovados no vestibular.
Mas com as mudanças a nova organização ficou da seguinte forma:- 1º semestre de 2021 – 50% das vagas para acesso por notas do Enem. 2º semestre de 2021 – 50% das vagas pelo PAS.