Grupos prioritários já podem se vacinar contra gripe
Foto: Sandro Araujo/Agência Saúde-DF
Primeiro lote chegou à capital trazendo 80 mil doses da vacina contra três tipos da doença
O Distrito Federal antecipou o início da campanha de vacinação contra a gripe (influenza) e já começou a imunizar a população. Mais de 100 salas de vacinação estão preparadas para receber os grupos prioritários como, idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e professores das redes pública e privada entre outros casos. Segundo a Secretaria de Saúde, mais de 1,2 milhão de pessoas no Distrito Federal estão aptas a receber a vacina.
A antecipação da campanha foi possível por conta do recebimento do primeiro lote de vacinas enviados pelo Ministério da Saúde, na última sexta-feira (21). A capital foi abastecida com 80 mil doses do imunizante.
A orientação é que mesmo quem tomou a vacina no ano passado, volte aos postos de saúde para tomar a dose de 2025, isso porque o imunizante é atualizado anualmente conforme as cepas que estão em maior circulação. Neste ano a proteção é garantida contra os vírus H1N1, H3N2 e B.
Para ser vacinada, a pessoa deve comparecer a um dos locais de imunização com um documento de identificação, e se possível com a caderneta de vacinas. Caso seja de algum grupo prioritário, pode ser necessário apresentar um comprovante médico ou profissional, como crachá ou contracheque.
Vale destacar que a vacina da gripe pode ser administrada junto com outros imunizantes, dessa forma, é possível aproveitar para atualizar o cartão de vacinas.