terça-feira, junho 25, 2024
Desta semanaSaúde

Farmácias de Alto Custo voltam a atender presencialmente

Foto: Divulgação/SESDF

Saúde afirma que ampliação de horário de atendimento garantirá atendimento de todos sem filas

A Secretaria de Saúde anunciou nesta sexta-feira (19) que as Farmácias de Alto Custo passarão por mudanças no atendimento no próximo mês. As três unidades de Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) passarão a atender presencialmente todos os casos de pacientes que dependem de medicamentos distribuídos pelo governo.

A partir de junho, quem estava recebendo remédios em casa por conta do período mais crítico da pandemia, deverá se dirigir, presencialmente, a um dos postos para fazer a retirada do medicamento.

Além do retorno dos atendimentos presenciais, a Secretaria de Saúde anunciou que haverá ampliação dos horários de funcionamento das unidades para que, as cerca de 11 mil pessoas, sejam atendidas sem necessidade de filas ou chegada no início de funcionamento dos postos de distribuição de medicamentos.

Na Asa Sul e no Gama, o expediente será das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 19h, aos sábados. Em Ceilândia, o horário será das 7h às 19h, de segunda a sábado. Além disso, o número de guichês será mais que duplicado: na unidade da Asa Sul, passará de sete para 17; em Ceilândia, de 11 para 23; e, no Gama, de seis para 12.

Outro destaque é a possibilidade de cadastramento de até cinco pessoas para o recebimento das medicações, além do próprio paciente.

A pasta orienta que o paciente confira antecipadamente a disponibilidade do medicamento no site da Secretaria de Saúde antes de se dirigir a uma das farmácias. Mais informações podem ser obtidas na página do Ceaf.