Travessia no Eixão será discutida em audiência pública
Foto: Agência Brasil
Reunião discutirá mobilidade, segurança e acessibilidade
Um dos temas mais polêmicos relativos ao trânsito do centro da capital é a travessia de pedestres nas vias, sendo o Eixão um dos trechos mais preocupantes, tanto que o local acabou resultando em ação civil pública ajuizada em março de 2024. A ação tem como justificativa a busca pela segurança de pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência nas travessias do Eixão e dos Eixinhos. A sugestão da iniciativa é implantar projetos de mobilidade e acessibilidade nessas pistas.
Como parte do processo de resolução do questionamento, estão ocorrendo audiências públicas onde especialistas, representantes de órgãos governamentais responsáveis pelas vias e população têm discutido propostas e mecanismos para redução de acidentes a aumento da segurança de pedestres que passam por esses locais.
Em março deste ano, ocorreu a primeira audiência pública onde foram abordados temas como redução da velocidade no Eixão, readequação e manutenção das passagens subterrâneas e criação de um grupo de trabalho para tratar da mobilidade na região.
Agora está prevista a segunda etapa da audiência, marcada para o próximo dia 28 de julho às 14h15. A sessão ocorrerá de maneira híbrida, na sala de audiências da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário, com transmissão simultânea da solenidade pelo canal oficial do TJDFT no YouTube. Além da participação popular, representantes da Polícia Militar do DF estarão presentes na reunião.