segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDesta semana

Travessia de pedestres sobre túnel de Taguatinga liberada

Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Passagem de pedestres volta ao seu ponto fixo depois das intervenções para a construção do túnel

Foi aberta, na manhã desta segunda-feira (17), a passagem de pedestres entre a Praça do Relógio e a parte sul da Avenida Comercial em Taguatinga. A travessia ficou interditada durante as escavações e concretagem do túnel que ligará a EPTG à Ceilândia e Samambaia.

A liberação da travessia foi possível por conta do início da pavimentação rígida do corredor exclusivo para ônibus. “Em uma semana de trabalho, revestimos 80 metros da primeira faixa de rolamento do BRT e 50 metros da segunda”, informa o engenheiro André Borges, um dos responsáveis pela obra do túnel. “Também concretamos 40 metros do trecho que receberá uma baia para ônibus”.

O governo explica que o pavimento rígido é o revestimento mais indicado para as faixas do BRT, sigla em inglês para bus rapid transit (ônibus de trânsito rápido). O piso produzido com concreto de cimento portland (CCP) tem uma vida útil até três vezes maior do que o asfalto. Por isso, seu uso é recomendado para corredores de ônibus. O mesmo material é usado nas seis faixas de rolamento do Túnel de Taguatinga.

Pavimentação de ligação

Na semana passada, foi concluída a pavimentação da ligação entre o lado sul do Túnel de Taguatinga, onde os carros vão trafegar no sentido Ceilândia-Plano Piloto, e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Antes de ser liberada para uso, a via de 60 metros de extensão receberá sinalização com pintura e tachões.

Com informações da Agência Brasília