Criminosos usam prova de vida para golpes
Foto: Freepik
Mensagens pedem para que pessoas atualizem prova de vida que está pendente em sistema do INSS
Mesmo após denúncias de fraudes em benefícios do INSS e a adoção de medidas para coibir irregularidades, criminosos continuam tentando enganar aposentados, pensionistas e até mesmo quem não possui vínculo com a Previdência Social. Nas últimas semanas, o DF Notícias recebeu relatos de cidadãos que receberam mensagens falsas solicitando a atualização da prova de vida por meio de links suspeitos.
Foi o caso da doceira Suzana Barreto, que ficou desconfiada ao receber um e-mail informando que sua prova de vida estava pendente. “No início de julho recebi um aviso com um link para regularizar a situação no sistema do INSS. Achei estranho porque não recebo nenhum benefício. Sou MEI. Quando conferi o remetente, percebi que não tinha qualquer relação com o governo e ignorei”, relata. Situações como essa têm se tornado cada vez mais comuns e exigem atenção redobrada da população.
A prova de vida é obrigatória desde 1991, conforme a Lei nº 8.212, mas desde janeiro de 2023 o INSS passou a ser responsável por essa verificação, por meio do cruzamento de dados com outras bases governamentais. Isso significa que os beneficiários não precisam mais ir presencialmente a bancos ou agências do INSS, como era feito anteriormente. O objetivo é reduzir fraudes e dar mais comodidade aos segurados.
O novo sistema já demonstra bons resultados. De um total de 36,9 milhões de pessoas que deveriam passar pela prova de vida em 2024, mais de 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados automaticamente até dezembro do mesmo ano. Segundo o INSS, não há bloqueio de benefícios por falta de prova de vida — a responsabilidade pela comprovação é da própria autarquia, e não do cidadão.
O instituto também reforça que não envia servidores às casas dos beneficiários para coleta de documentos ou realização de prova de vida. Desde abril de 2024, o INSS tem alertado sobre golpes em que criminosos se passam por funcionários para obter informações pessoais. Por isso, é essencial desconfiar de mensagens, ligações ou visitas inesperadas que solicitem dados ou documentos.
Atualmente, o cruzamento de informações é feito a partir de interações reais do beneficiário com serviços públicos ou instituições financeiras. Isso inclui acesso ao aplicativo Meu INSS com selo ouro, atendimentos presenciais ou por telemedicina, atualização no Cadastro Único (CadÚnico), saques com reconhecimento biométrico e empréstimos consignados feitos com autenticação biométrica.
Para saber se a prova de vida está em dia, o cidadão pode acessar o aplicativo ou site Meu INSS ou ligar gratuitamente para a Central 135. Essas são as únicas formas oficiais de verificar a situação cadastral e receber orientações seguras.
Em caso de contato suspeito, a recomendação é não clicar em links, não fornecer dados pessoais e denunciar a tentativa de golpe pelo site Fala.BR ou pelo número 135. A atenção e a informação continuam sendo as principais defesas contra fraudes cada vez mais sofisticadas.