domingo, junho 23, 2024
Cidades

Brasília, a capital de todos os brasileiros

Foto : Sued Vieira

A capital, que é a quarta cidade mais populosa do Brasil, completa 61 anos no próximo dia 21 de abril. O DF Notícias homenageia Brasília nesta data, ressaltando pelo olhar de personalidades e profissionais, o que ela tem de melhor e os desafios para os próximos anos

A festa vai ficar para depois. Mas Brasília completa 61 anos no próximo dia 21 de abril e neste período consolidou-se como a capital da República, que abriga as casas de todos os poderes, e precisou se reinventar para atender às mudanças.
A cidade que teve grande expansão imobiliária precisou dar acolhimento a vizinhos e se deparou com uma pandemia inesperada, que atingiu drasticamente seus moradores. Nesta edição, em comemoração ao aniversário de Brasília, o DF Notícias faz um apanhado dos principais desafios da capital, no olhar de personalidades que fazem parte da história do quadradinho.
Brasília é a quarta cidade mais populosa do Brasil, e é resultado de um modelo de planejamento urbano. É considerada por muitos uma cidade viva, onde homens e mulheres enfrentam o cotidiano a partir de muitos distintos e complexos projetos. São mais de 3 milhões de habitantes, sendo apenas 225 mil morando no plano piloto projetado por Lúcio Costa.
A capital possui 112 quilômetros quadrados de área tombada e recebeu da Unesco o título de patrimônio Cultural da Humanidade por sua concepção modernista que integra a escala monumental arquitetônica com uma convivência urbana cercada por áreas verdes. Além de carregar um grande legado político, Brasília tem um papel importante na história do País.

Adriano Gentil
foto: Reprodução

Adriano Gentil, professor, diz que “Brasília sempre pareceu tão distante, bem diferente de Salvador (minha cidade natal), de São Paulo, de Balneário Camboriú e de San Francisco (na California). Quando cheguei aqui tudo era seco e sem vida, ainda que seja uma cidade super arborizada. Com o tempo aprendi a lógica da cidade, conheci o encanto do quadradinho e fui me apaixonando pela cidade-grande no corpo de uma cidade-pequena. A cidade respira, vive e sonha. E isso é lindo. Em Brasília eu me descobri educador e ao mesmo tempo fui sendo educado no ritmo do DF. Experimentei do caldo étnico cultural que a cidade oferece e das múltiplas possibilidades de se viver. Hoje, mesmo não tendo nascido aqui, me entendo um cidadão brasiliense”.

Délio Lins
Foto: Alexandre Mota

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., afirma que “não esperava, nem nos piores pesadelos, atravessarmos uma pandemia como esta e ter de tomar tantas decisões urgentes e absolutamente necessárias, como presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). O aniversário de 60 anos de Brasília, no ano passado, seria marcado por uma série de eventos presenciais ao longo dos meses, e tivemos de desmarcar tudo. Readaptamos, criamos novas possibilidades pelo meio virtual. Aceleramos as inovações da tecnologia para dar conta dos afazeres. Esse novo normal veio e aconteceu, produz e continuará ensejando importantes batalhas. Desse contexto, a OAB/DF agiu em defesa intransigente da liberdade, da nossa Constituição, da democracia. Assim, a pandemia, apesar das adversidades, nos fez agir por uma advocacia mais unida. O futuro, acredito, será de mais esperança em uma projeção de tudo isso que estamos vivendo, sendo que a Capital do país tem por desafio a responsabilidade e a obrigação de continuar liderando o pensamento pela proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos. Brasília não é só conjunto arquitetônico. É uma matriz viva e pulsante. Feliz aniversário à nossa Capital e que venham as vacinas”, diz

Romeu Gonzaga Neiva
Foto: TJDFT

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva diz que “Brasília completa mais um ano de vida e junto com ela também o TJDFT. São 61 anos decidindo litígios, pacificando demandas e dizendo o direito de cada cidadão. Nos próximos anos, o nosso compromisso é promover uma Justiça cada vez mais efetiva, humana e democrática. Para construir o futuro de paz e prosperidade que almejamos para a nossa cidade, precisamos seguir juntos, de mãos dadas, edificando, dia a dia, a cidade-sonho de Dom Bosco – Capital de todos os brasileiros.”

Dra Claudia Ferreira
Foto: Arquivo Pessoal

Já a médica Cláudia Ferrara (CRM-DF 20877), diz que: “Minha visão sobre Brasília é de admiração. Primeiramente, pela arquitetura exuberante e, não menos importante, o caldo cultural do próprio Brasil e, também, pela possibilidade de ter contato com culturas de outros países, afinal, aqui é uma capital federal. Ao primeiro olhar Brasília assusta. Esta foi a impressão pessoal que tive ao chegar aqui em janeiro de 2014. Esta cidade era diferente de todas as outras que já tinha conhecido. Porém, esta notável cidade arquitetônica me conquistou aos poucos e hoje, não consigo me ver em outra cidade. Os desafios que Brasília enfrenta, atualmente, assim como boa parte do mundo é de enfrentar a pandemia de covid-19. E esse enfrentamento deve ser realizado em frentes amplas e conexas, principalmente, saúde, economia e educação. Porém, não há mal que dure para sempre, tenho certeza que iremos superar este problema mais fortes como cidadãos

Leandro Cruz
Foto: Agência Brasília

O Secretário de Educação, Leandro Cruz, disse que “no âmbito da educação, a expectativa é virarmos o jogo na educação com ensino público, gratuito, de qualidade para todos. É um compromisso do governador Ibaneis Rocha. Isto significa indicadores educacionais de excelência, atendimento em creche para todas as crianças que precisam, infraestrutura de primeira linha nas escolas, valorização dos profissionais da Secretaria – magistério e carreira assistência”.

Neste aniversário, toda a equipe do DFN deseja à Brasília e a todos os Brasilienses novos tempos, com mais saúde, dignidade, verdade, educação, atenção, e participação ativa de cidadãos, gestores, entidades. Todos em busca do bem comum para construir uma cidade mais unida, forte e pronta para os próximos desafios ao longo dos anos vindouros. Parabéns Brasília!