sábado, maio 10, 2025
Cidades

Campanha reforça combate à violência infantil

Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Maio Laranja conta com a participação de órgão do GDF e do judiciário em ações por toda a capital

Durante todo o mês de maio, o Distrito Federal promove uma intensa programação no âmbito da campanha Maio Laranja, voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), por meio da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes (Subpca), e mobiliza diversos órgãos da rede de proteção social. As ações incluem palestras, debates, capacitações, intervenções educativas em escolas públicas e blitze de conscientização em pontos estratégicos do DF.

Entre os destaques da campanha está o evento “Proteger é nosso dever; cuidar, nossa missão”, que será realizado no dia 22, no Cine Brasília. Com expectativa de público superior a 600 pessoas, o encontro reunirá representantes da sociedade civil, conselheiros tutelares e profissionais da rede de proteção. O evento contará com a exibição do longa-metragem Manas, da cineasta Marianna Brennand, seguido de um cine-debate com participação da diretora e mediação da secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

As ações também incluem palestras promovidas pelo Centro Integrado 18 de Maio – unidade referência da Sejus no atendimento a vítimas de violência sexual infantojuvenil. Doze escolas de diversas regiões administrativas receberão atividades educativas sobre sinais de abuso e canais de denúncia. No dia 15, será promovido o “Dia D” de combate ao abuso sexual, com blitze educativas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e o Detran-DF, além de abordagens informativas em espaços públicos ao longo do mês.

Outra frente de atuação é a capacitação de profissionais por meio do curso híbrido “A Conduta do Profissional diante das Situações de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, com aula presencial marcada para o dia 26, no Fórum da Infância e da Juventude. A formação é fruto da parceria entre o TJDFT, por meio da Escola de Formação Judiciária e da Coordenação da Infância e da Juventude, e a Secretaria de Educação do DF, sendo voltada principalmente a profissionais da rede pública de ensino e instituições conveniadas, mas aberto ao público em geral.

Para ampliar o alcance da campanha, espaços públicos como o Palácio da Justiça, os fóruns da Infância e da Juventude e de Planaltina serão iluminados na cor laranja. A Justiça da Infância também distribuirá a cartilha “Um presente especial” em escolas de Planaltina, voltada à prevenção da violência sexual entre crianças de 4 a 11 anos. Servidores da região e integrantes da Rede Protetiva Local participarão ainda de um minicurso sobre o tema, como parte do projeto-piloto do Plano de Ação da Política Judiciária para a Primeira Infância.