terça-feira, abril 30, 2024
Economia

Conta de água mais barata a partir de junho

Foto: DFN

Para os brasilienses, o mês de abril terminou um uma boa notícia, a partir de junho a conta de água será mais barata. A informação foi divulgada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) na sexta-feira (30/04).
De acordo com a agência, a categoria residencial terá redução média de 2,25%; a não residencial de 0,53%. Isso só foi possível por conta da Lei Distrital nº 6.272, de 8 de fevereiro de 2019, que determinou o fim da obrigatoriedade da cobrança do consumo mínimo de 10 m3, ou seja, o consumidor só paga pelo que consome.
Por conta disso, a estrutura tarifária foi alterada. A Adasa afirma que foi feito um estudo bastante detalhado sobre a nova modalidade de cobrança, o que resultou numa redução na tarifa para todas as faixas de consumo.
Depois dos devidos ajustes, foram feitos os cálculos da nova tarifa de água a ser cobrada pela Caesb, o que já é previsto no contrato de concessão firmado com a Adasa, representante do Poder Concedente.
Sendo assim, a partir de 1º de junho as tarifas serão cobradas da seguinte forma:
*Para a categoria residencial: redução média de 2,25%, com impacto aos usuários variando entre -16,07% e 0,56%;
*Para a categoria não residencial: redução média de 0,53%, com impacto aos usuários variando entre -1,29% e 2,61%.
O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, comemorou o feito: “A nova tabela tarifária é fruto de um grande esforço da Adasa em trazer soluções justas para a sociedade, por meio de tarifas que sejam as menores possíveis para os usuários e, ao mesmo tempo, preservem a capacidade da Caesb de investir e de prestar um serviço de qualidade”.
De acordo com o superintendente de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira, Cássio Leandro Cossenzo, as novas tarifas resultam de três processos que aconteceram simultaneamente: o ajuste da estrutura tarifária, a 3ª Revisão Tarifária Periódica e o Reajuste Tarifário Anual de 2021.

Com informações da Adasa