Metrô: o que pode ou não ser transportado
Embora esteja operação há mais de 20, passageiros ainda têm dúvidas no que pode ser levado nos trens
O Metrô-DF é responsável pelo transporte de cerca de 175 mil pessoas diariamente. O meio é escolhido pela rapidez no deslocamento e o fluxo de viagens que facilita a vida do brasiliense. Embora a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal esteja em operação há mais de duas décadas, muitos passageiros ainda são surpreendidos ao serem abordados por estarem transportando objetos que não são permitidos nos vagões e nas estações.
A superintendência de operações do Metrô-DF lembra que há um regulamento de transporte que define uma série de proibições no transporte coletivo, por isso, é importante que os passageiros estejam atentos ao que pode ou não ser levado nas viagens.
Renato Avelar é responsável pelo departamento e explica que material inflamável, explosivo, radioativo ou corrosivo não pode, em hipótese alguma, ser transportado nos trens. “Também não é permitido comer, fumar, nem colocar caixas com som nas estações ou nos trens”, ressalta Avelar.
É permitida a entrada de bicicletas, monociclo, triciclo, patinete ou veículos de propulsão humana nas estações, mas os usuários devem ficar atentos aos vagões em que podem ser transportados – apenas os últimos carros dos trens – com o limite de uma bicicleta por passageiro e cinco equipamentos por vagão simultaneamente. Já nos finais de semana, não há limite de bikes nos trens.
O deslocamento das bicicletas e similares deve ser feito de maneira cautelosa apenas pelas escadas fixas, com exceção de usuários idosos.
Skate e patins também podem ser transportados pelos usuários do Metrô, contudo, os passageiros não podem utilizar esses equipamentos dentro das estações nem dentro dos vagões.
Quanto aos volumes que podem ser transportados nos trens, o Metrô-DF aponta que itens maiores que 1,5m x 0,6m x 0,4m não são permitidos nos vagões. Além disso, objetos que precisem de mais de uma pessoa para serem transportado também são proibidos para não atrapalhar o fluxo de pessoas e não incomodar outros passageiros.
Os pets podem ser transportados desde que tenham até 12 quilos. Cães de guarda ou ataque só poderão entrar nas estações e nos vagões desde que estejam usando focinheiras. Os animais que servem como guias ou serviço não precisam do equipamento. Atualmente o embarque de animais de estimação só é condicionado ao uso de coleira e guia.
São permitidos dois animais por trem. Mas o embarque dos pets fica suspenso entre as 6h e as 9h e entre as 16h30 e as 19h40.
Foto: Paulo Barros/Metrô-DF