sábado, abril 13, 2024
Desta semanaEconomia

Mutirão para negociação de dívidas

Alvos são débitos com bancos e outras instituições financeiras 

Os brasileiros endividados têm até o dia 30 de novembro para negociar seus débitos e limpar o nome. Isso é possível por conta do segundo mutirão nacional de negociação de dívidas e orientação financeira deste ano.

A iniciativa é uma parceria entre o Banco Central (BC), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons de todo o país. O mutirão oferece oportunidade de renegociação de dívidas com desconto e parcelamentos que sejam acessíveis aos devedores.

De acordo com o governo, podem participar do mutirão pessoas físicas com débitos em atraso com bancos e demais tipos de instituições financeiras, desde que a dívida não esteja atrelada a bens dados em garantia. As negociações podem ser pedidas por meio da plataforma Consumidor.gov.br  ou pelos canais diretos das instituições participantes, disponíveis na página do mutirão https://meubolsoemdia.com.br/Materias/mutirao-da-negociacao .

No site do mutirão, o interessado também terá acesso ao link do Registrato , sistema do Banco Central que informa todos os relacionamentos do cidadão com o sistema financeiro. A página permite a consultas sobre informações de dívidas com bancos e órgãos públicos, cheques devolvidos, contas, chaves Pix e operações de câmbio. A página da ação conjunta também dará acesso à plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia , da Febraban.

Foto: Marcello Casal Jr /Agência Brasil