sexta-feira, novembro 14, 2025
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Otimismo marca Black Friday no DF

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Comércio aposta em descontos reais, ações promocionais e vitrines temáticas

Com expectativa recorde, o comércio do Distrito Federal se prepara para uma das Black Fridays mais movimentadas dos últimos anos. O clima é de confiança entre os lojistas, que veem na data uma oportunidade de impulsionar o faturamento e abrir oficialmente o ciclo de vendas de fim de ano. Diferente de edições anteriores, praticamente todo o setor aderiu à campanha de descontos, apostando em promoções mais agressivas e em ações para reconquistar o consumidor.

O entusiasmo é resultado direto da retomada do consumo e da perspectiva de crescimento nas vendas. Grande parte dos empresários espera um aumento expressivo no volume de negócios, superando o desempenho de 2024. 

De acordo com levantamento do Instituto Fecomércio-DF, 98% dos comerciantes esperam aumento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, 48% projetam crescimento entre 10% e 20%, e 43% preveem uma alta superior a 20%. Outros 7% acreditam em aumento de até 10%. Apenas 2% indicaram estabilidade ou queda.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, os números mostram um cenário promissor. “O comércio do DF está confiante e preparado. Hoje a Black Friday representa uma das datas mais importantes para o varejo juntamente com o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras. E mais importante é que as promoções abrem o período de vendas de fim de ano e ajudam a renovar os estoques das empresas para o Natal”, analisa.

As estratégias de atração também mudaram. Neste ano, o foco está em ofertas mais visíveis e descontos reais, variando de 30% a mais de 50%, além de uma comunicação mais direta com o público. Redes sociais, vitrines temáticas e ações promocionais em pontos de grande movimento estão entre as principais apostas para transformar o interesse em vendas concretas.

Apesar do avanço das plataformas digitais, o comércio de rua e os shoppings ainda devem concentrar a maior parte do faturamento. A preferência dos consumidores pelas lojas físicas mostra que a experiência presencial — com atendimento e imediata entrega dos produtos — continua sendo um diferencial.