Passe livre para vítimas de violência doméstica
Iniciativa garante ônibus e metrô gratuitos para mulheres em acompanhamento
Nesta terça-feira (6), o governador Ibaneis Rocha anunciou medida que vai assegurar transporte gratuito a mulheres em acompanhamento psicossocial nas unidades da Casa da Mulher Brasileira e nos pontos de apoio da Secretaria da Mulher. A iniciativa busca garantir a continuidade dos atendimentos, que exigem uma sequência de encontros ao longo de várias semanas. Segundo a secretária Giselle Ferreira, muitas mulheres abandonavam o acompanhamento por não terem condições financeiras de arcar com as passagens. “O atendimento psicossocial oferecido nas nossas unidades não acontece em um dia, ele tem uma sequência ao longo das semanas. Muitas mulheres falavam que não tinham dinheiro para pagar a passagem para dar andamento”, explicou.
Os tratamentos oferecidos pela Secretaria costumam ter, no mínimo, 12 encontros, e a falta de recursos para o deslocamento vinha comprometendo a adesão e o sucesso dos atendimentos. Para o governador a medida: “É uma forma de garantir que essas mulheres possam acessar os serviços em um momento que pode ser de reconstrução de suas vidas.”
De acordo com a vice-governadora Celina Leão, a medida é essencial para que os direitos das mulheres possam ser exercidos de forma plena. “Essa determinação do governador Ibaneis é fundamental para garantir que as mulheres possam acessar serviços públicos que são essenciais, especialmente, em momentos de dor e vulnerabilidade. É mais um passo que damos para proteger as nossas mulheres, que precisam contar com o apoio do poder público para saírem de situações de violência”, afirmou Celina.
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília