sábado, janeiro 31, 2026
Desta semanaEconomia

Qualificação rural abre vagas para mulheres em Brazlândia

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal abriu inscrições para cursos gratuitos de qualificação rural para mulheres em Brazlândia. Com isso, o projeto Mulheres no Campo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), oferece 100 vagas voltadas à autonomia financeira. Além disso, a iniciativa busca fortalecer a geração de renda no meio rural.

As interessadas podem se inscrever até segunda-feira (2/2), preferencialmente pelo portal da Sedet-DF. Sobretudo, o projeto prioriza mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ou seja, chefes de família, trabalhadoras informais, beneficiárias de programas sociais, mulheres negras, jovens, pessoas com deficiência e imigrantes têm atenção especial.

Cursos de qualificação rural para mulheres

A iniciativa oferece quatro cursos com aulas de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Entre as formações, estão cultivo de morango, marketing rural e empreendedorismo no campo. Todas, aliás, têm carga horária de 20 horas. Dessa forma, as turmas serão organizadas conforme a área escolhida.

Para participar, a candidata deve morar em Brazlândia, ter pelo menos 16 anos e atender às regras do edital. Além disso, adolescentes entre 16 e 17 anos precisam apresentar autorização dos responsáveis.

Seleção e matrícula

A equipe responsável fará a seleção em duas etapas, com base nas informações fornecidas na inscrição. Em caso de empate, terão prioridade mulheres com maior vínculo ou interesse na produção agrícola. Caso a demanda seja maior, será criado cadastro reserva.

As selecionadas devem confirmar matrícula entre os dias 5 e 8 de fevereiro. Para isso, será necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Início das aulas e certificação

As aulas começam em 9 de fevereiro. Ao final do curso, as participantes que atingirem ao menos 75% de frequência receberão certificado reconhecido pela Sedet-DF. Assim, o projeto contribui diretamente para a qualificação rural para mulheres e para o fortalecimento da economia local.

Mais informações: (61) 3777-9345 | (61) 3777-9324