Requalificação da W3 entra em fase final
Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Além do pavimento rígido estão sendo feitas obras de drenagem, sinalização, reforma de calçadas e paisagismo
O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou nesta semana que está prestes a concluir as obras de pavimentação nas quadras 500 da W3 Sul, uma das vias mais importantes de Brasília. Com um investimento total de R$ 25,6 milhões, o projeto contempla a construção de um pavimento rígido em concreto nas faixas exclusivas para transporte público. O objetivo é proporcionar maior durabilidade e segurança para os usuários da via. As obras estão em fase avançada, com os serviços de preenchimento das valas de transição entre o asfalto tradicional e o pavimento rígido em concreto já em andamento. Esse processo é essencial para a adaptação das vias ao tráfego intenso de ônibus que utilizam a W3 diariamente.
Os trabalhos de pavimentação abrangem desde a quadra 502 até o Setor de Rádio e TV Sul (SRTVS), com a finalização dos trechos das quadras 507, 509 e 511 Sul em estágio final. Após essa etapa, toda a extensão da via, do trecho entre as quadras 516 até a 502, estará totalmente liberada para os mais de mil ônibus que passam diariamente pela avenida.
Além disso, foi iniciada nesta semana, a fase de fresagem e compactação do asfalto nas quadras 700 do SRTVS até a 703, em frente ao Santuário Dom Bosco, preparando o local para o novo revestimento asfáltico.
Essa reforma é considerada a maior já realizada nas faixas exclusivas para ônibus da W3 Sul. De acordo com o engenheiro Adoney de Jesus, responsável pela execução do contrato da obra, o antigo pavimento flexível apresentava problemas frequentes de deformação por conta do peso dos ônibus, o que exigia constantes intervenções de manutenção. “Com o pavimento rígido, essa manutenção vai ser reduzida drasticamente. Esse revestimento vem com uma tecnologia que atua contra essas ocorrências, proporcionando uma durabilidade muito maior”, explica o engenheiro.
Além de aumentar a durabilidade, o novo pavimento também trará mais segurança, especialmente durante os períodos de chuva. O concreto rígido absorve menos calor e produtos químicos, tornando a pista menos escorregadia e diminuindo o risco de acidentes. “O fator de derrapagem se torna menor no concreto rígido do que no flexível. Com essa reforma, o espaço de frenagem é muito menor, o que ajuda a reduzir o número de acidentes”, explica Adoney, destacando os benefícios da nova tecnologia aplicada na pavimentação.
Nova estrutura
Uma vez concluídas as obras, cada sentido da via contará com uma faixa de rolamento em concreto destinada ao transporte público e duas faixas asfaltadas para o fluxo de carros e motocicletas. A escolha pelo pavimento rígido em áreas de tráfego intenso de veículos pesados é uma solução estratégica que visa garantir maior resistência e durabilidade. O concreto utilizado possui uma espessura superior ao asfalto comum e é capaz de suportar cargas elevadas sem apresentar deformações significativas, sendoideal para vias de grande movimentação como a W3 Sul.
Além da pavimentação, estão em execução obras complementares ao longo da W3 Sul e do SRTVS. Entre essas intervenções, estão a construção de redes de drenagem com novas bocas de lobo, a reforma de calçadas, a instalação de meios-fios, além de melhorias no paisagismo e na sinalização das vias. Essas ações têm como objetivo melhorar a infraestrutura da região, garantindo mais segurança, conforto e fluidez no trânsito para os moradores e visitantes da capital.
De acordo com a Secretaria de Obras, nas quadras 500, na próxima semana o tráfego estará totalmente liberado e a entrega de todas as intervenções é outubro de 2024.