quarta-feira, julho 24, 2024
CidadesDesta semana

Autódromo receberá competições ainda em 2023

FOTO: DFN

Circuito para competições de velocidade já está no calendário oficial de provas como Stok Car e TCR

Palco para grandes shows de automobilismo e outras atrações, essa é a promessa para o Autódromo Internacional de Brasília que passa por uma reestruturação completa em sua estrutura. 

De acordo com o BRB, responsável pelo autódromo, as obras de reativação estão em andamento e a “reabertura do espaço vai ocorrer em 2023”, afirmou a instituição por meio de nota ao DF Notícias.

Fechado desde 2014, o autódromo, que estava sob tutela da Terracap, foi transferido para o BRB em maio do ano passado, quando também foi autorizado o início das obras de revitalização de toda arena automobilística.

O acordo prevê que o banco empenhe 60 milhões no autódromo e em contrapartida fique responsável pelo espaço por 30 anos.

O projeto de revitalização foi dividido em etapas, e segundo o BRB, atualmente, estão sendo realizados testes da composição do asfalto para atingir as especificações técnicas necessárias para pista de alto desempenho.

O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) é responsável pela execução das obras e está trabalhando em três frentes de intervenções: a alteração do traçado de três curvas para adequação às normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a reconstrução do sistema de drenagem e o nivelamento de toda a pista para receber a camada asfáltica.

Segundo o BRB, a próxima etapa é aplicação do composto específico para a pista de testes. Passada esse estágio, será iniciada a pavimentação do circuito de provas e a execução de todos os itens de segurança do local.

Calendário

Os amantes de velocidade já podem se programar para conferir de perto o novo autódromo nos meses de novembro e dezembro de 2023. Os calendários oficiais da Stock Car e da Touring Car Championship (TCR) já mostram as datas das etapas a serem realizadas no Autódromo Internacional de Brasília.

Além da reativação da pista automobilística, o projeto de revitalização do autódromo prevê também a entrega de uma grande arena multiuso para eventos esportivos, culturais e de entretenimento, além de espaço para ciclismo, caminhadas e corridas de outras modalidades, inclusive off-road.

Kartódromo

Com relação ao espaço para kart, o BRB informou ao DFN que está em fase de elaboração de projeto para o novo kartódromo, que possibilitará a realização de eventos de grande relevância. O objetivo é que o kartódromo do Autódromo Internacional de Brasília se torne referência em eventos de kart. A previsão de reabertura para o público é em 2024.