Tarifa Zero Estudantil passa por mais uma comissão na CLDF
Foto: Agência Brasília
Proposta amplia acesso gratuito de estudantes em todos os meios de transporte púbico do DF
Nesta quarta-feira (15), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do Distrito Federal deu um passo significativo rumo à implementação da Tarifa Zero Estudantil. O projeto, que visa ampliar o acesso dos estudantes da rede pública ao transporte público, foi aprovado pela comissão.
O Projeto de Lei nº44/2023, de autoria do vice-presidente da CLDF, deputado Ricardo Vale (PT), já havia recebido o aval favorável da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU).
A proposta do Tarifa Zero Estudantil busca garantir o acesso gratuito integral a todos os modais do transporte público para os estudantes, indo além do direito atualmente restrito ao deslocamento escolar e atividades pedagógicas.
Ricardo Vale, autor do projeto, destacou a importância da próxima etapa, que consiste na análise da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), responsável por realizar os estudos de viabilidade financeira do projeto. Vale expressou confiança de que tais estudos demonstrarão a viabilidade do Tarifa Zero Estudantil sem impactar negativamente as contas públicas.
“Queremos garantir o direito à cidade para os jovens e desonerar as famílias que pagam por todo deslocamento dos alunos que não é relacionado à atividade escolar”, afirmou o deputado Ricardo Vale, ressaltando o impacto positivo que a medida pode ter na vida dos estudantes e de suas famílias.