quarta-feira, maio 22, 2024
Desta semanaEconomia

Vendas no varejo caem 5% na Páscoa

Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde DF

Região Centro-Oeste foi a que registrou a maior queda

Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no comércio varejista durante o período da Páscoa deste ano registraram uma queda de 5,0% em comparação com o mesmo feriado no ano anterior. Essa análise compara o desempenho das vendas entre os dias 25 e 31 de março de 2024 com o período de 3 a 9 de abril do ano passado.

Particularmente, o segmento de Supermercados e Hipermercados registrou uma diminuição de 3,9% em seu faturamento. Segundo Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, a celebração da Páscoa no final do mês pode ter contribuído para esse resultado negativo no varejo. Ele destaca que no ano anterior, a Páscoa ocorreu no início do mês, período em que o comércio geralmente está mais movimentado devido aos depósitos de salários.

Apesar disso, houve um destaque para o setor de chocolaterias este ano, com um crescimento de 3,8%. As chocolaterias localizadas em shoppings apresentaram um aumento de 4,0% no faturamento, enquanto as lojas de rua registraram um crescimento de 3,7%.

A região Centro-Oeste foi a mais impactada, apresentando a maior queda percentual nas vendas, com uma redução de 8,5%.