quinta-feira, abril 25, 2024
Desta semanaEconomia

Presidente da Fecomércio é reeleito e promete fortalecer setor produtivo

Foto: Raphael Carmona/Fecomércio DF

José Aparecido foi reconduzido ao cargo de presidente regional de uma das instituições mais importantes para a economia do Distrito Federal

Na última terça-feira (3), o empresário José Aparecido da Costa Freire confirmou o êxito de sua gestão à frente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) com sua recondução à presidência da entidade. Novo mandato vai até 2026.

José Aparecido foi reeleito em chapa única com todos os votos favoráveis e sem abstenções. O grupo é composto por 22 dos 28 sindicatos da Federação. Os vice-presidentes eleitos são: Sebastião Abritta (Sindivarejista), Álvaro Silveira Júnior (Sindiatacadista) e Ovídio Maia (Secovi).

Para Aparecido o compromisso é “seguir com muita dedicação, fazendo com que a Federação, o Sesc, o Senac e o Instituto Fecomércio continuem prestando seus serviços aos sindicatos, para que eles possam se fortalecer. Todos os sindicatos continuarão a ser tratados nesta gestão de forma igual. Dentro de um tempo que projetamos, até o final de 2024, essas entidades já terão a sua sustentabilidade por meio da ajuda que a Fecomércio dará nos próximos 2 anos. Quero agradecer a cada um pela confiança dada”.

O primeiro vice-presidente, Sebastião Abritta, conta que “José Aparecido administrou esse pleito com grande maestria. Essa chapa nasceu da consciência de que juntos somos mais fortes, e assim vamos fazer a diferença para o setor produtivo no Distrito Federal nas mais diversas áreas”, acredita.

Silveira Junior, segundo vice-presidente, afirma que a formação da chapa única mostrou o poder de união e agregação apresentados por Aparecido. “Com certeza seremos uma diretoria muito participativa, em que todos poderemos contribuir com a presidência”, ressaltou.

“A construção dessa chapa demonstra maturidade porque a Federação é feita de empresários, pessoas que estão acostumadas a negociar, que pensam sempre no bem do próximo e no melhor para o setor. Toda a equipe está de parabéns. Tenho certeza que Aparecido fará um grande trabalho para todos os segmentos”, concluiu Maia, terceiro vice-presidente do grupo.

Carreira

José Aparecido é natural de Corumbá de Goiás (GO) e chegou em Brasília em 1972. Formado em ciências contábeis começou sua carreira profissional em 1988, quando abriu uma papelaria na 104 Norte. Ao longo dos anos, teve várias empresas até criar a J.A Papelaria, fundada em 2009. Está há 20 anos no Conselho de Representantes Fecomércio-DF e desde 2004 na Diretoria da entidade. Desde 2001, é preside o Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livraria do DF (Sindipel-DF).

O empresário ocupou a cadeira principal da Federação, pela primeira vez, em março de 2021, quando o então presidente, Francisco Maia, faleceu em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.

Embora tenha sido um início de gestão conturbado, por ter sido alvo de algumas demandas processuais e sindicância interna, José Aparecido foi eleito para completar o mandato e ficou um ano e dois meses no cargo. De lá para cá foi ganhando confiança e agregando mais sindicatos à Federação, modernizando e revitalizando as instituições do Sistema e conquistando mais representatividade no meio público.

Gestão

Durante o primeiro mandato de José Aparecido, a Fecomércio estruturou linhas de créditos para os empreendedores, além de estabelecer um diálogo aberto com o Governo do DF e com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). “Elaboramos protocolos de segurança contra a Covid e realizamos reuniões para que os setores pudessem reabrir e funcionar com segurança. Também estabelecemos diálogos com o Poder Executivo para que o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) saísse do papel e desse um fôlego para os empreendedores. Procuramos entender a dor de cada segmento e sanar uma a uma, com a ajuda de nossos sindicatos”, destaca o presidente.

Aparecido construiu uma relação com os poderes Executivo e Legislativo que resultaram em medidas que trouxeram benefícios aos empresários do DF. Entre as disposições estão a aprovação da revisão da LUOS, que destravará a economia e o emprego nos próximos anos, o Pró-Economia e o Refis.

A expectativa da diretoria é manter, pelos próximos quatro anos, o diálogo e a representatividade construídos durante o primeiro mandato. De acordo com a instituição, atualmente, a Fecomércio representa 93% do PIB privado do DF e os setores que ela lidera são responsáveis por 60% dos postos de trabalho existentes.

Projeções

Até o fim do mandato, em junho de 2026, José Aparecido, juntamente com a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, e o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, esperam avançar na transformação estrutural do Sistema. A exemplo, está previsto a expansão de unidades do Sesc-DF e do Senac-DF para o lado Norte da cidade. “Essa construção é estratégica tendo em vista que a população cresceu na região nos últimos anos. Vamos atender Sobradinho, Planaltina, Itapoã, Paranoá, Lago Norte e os vários condomínios próximos. A região Norte do DF sempre foi esquecida e desde que assumi a gestão não tenho medido esforços para concretizar esse projeto”, detalha Aparecido

Outra iniciativa em desenvolvimento e que já tem ganhado destaque é o projeto Sistema Fecomércio Perto de Você. A ação oferece serviços gratuitos para a população, como assistência, orientação nutricional, serviços odontológicos, vacinas contra Covid, oficinas de gastronomia, de moda, beleza e saúde. Para este ano, está marcado um evento por mês, em cidades diferentes.