sábado, abril 20, 2024
CidadesDesta semana

Via Boca da Mata ganhará projeto de modernização

Foto: Administração de Taguatinga

Comunidades de Samambaia e Taguatinga participaram de audiência pública para conhecer o projeto e fazer sugestões

Criada há mais de 30 anos para ligar Samambaia a Taguatinga, a via Boca da Mata já não comporta mais o grande fluxo de veículos que transitam pela região diariamente. Diante disso, o GDF, representado pelas administrações regionais das cidades e técnicos do governo realizaram audiência pública na terça-feira (9) para estudar, junto com a população, possiblidades para amenizar os impactos no trânsito da região.

A reunião foi mediada pelos administradores regionais de Samambaia e de Taguatinga, Gustavo Aires e Bispo Renato. Participaram também o deputado distrital Reginaldo Veras, o diretor-geral do IFB Campus Samambaia, Paulo Henrique Silva, além de representantes da Secretaria de Obras.

Durante a audiência, a população teve direito a apresentar suas sugestões e discutir o projeto. Tudo foi registrado em ata para que a proposta possa passar por adequações. “A preocupação do governo é uma só, garantir o bem-estar da população do Distrito Federal como um todo. Então, hoje celebro esse momento democrático e tão importante para os moradores de Samambaia e Taguatinga”, comemorou o administrador de Samambaia, Gustavo Aires.

“As obras de modernização do sistema viário não irão chegar até o interior do parque. Com as propostas aprovadas em definitivo, haverá total respeito à preservação ambiental. O importante aqui foi que aconteceu um bom debate sobre as questões prioritárias para a preservação do parque e, ao mesmo tempo, a racionalização do tráfego de veículos com o objetivo de preservar vidas”, explicou o administrador de Taguatinga, Renato Andrade.

A proposta apresentada para os participantes da audiência é a duplicação da via IFB/Campus Samambaia até a QSE, em Taguatinga Sul. A partir dessa área, a ideia é implementar um sistema binário (sentido único de chegada e saída) até o Pistão Sul.

Para Neli Silva, moradora de Samambaia, a proposta é muito bem-vinda, já que o trânsito na região está cada dia mais intenso e perigoso. “A proposta vem em boa hora porque quem precisa passar pela (via) Boca da Mata todo dia sofre. O tráfego é intenso, a pista estreita e escura, falta sinalização. Por isso, com um novo projeto a pista vai ficar mais segura e o trânsito tende a melhorar”, comemora a moradora.