terça-feira, abril 23, 2024
Desta semanaSaúde

Água de coco pode auxiliar na prática de exercícios físicos

Foto: Reprodução / Internet

Além da água, polpa da fruta também pode ser uma excelente aliada antes, durante e após os exercícios

Apesar de ser consumido em maior quantidade nos dias quentes de verão, o coco verde é uma ótima opção para estar no cardápio ao longo de todo o ano. Além do seu sabor único, ele oferece diversos benefícios à saúde, e é um grande aliado para quem pratica atividades físicas, seja qual for a intensidade.

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, conta que a “polpa do coco possui gorduras, vitaminas e minerais, sendo excelente para fornecer energia e saciedade”. 

A água, além das vitaminas e minerais, também possui carboidratos, e é ótima para ajudar na hidratação do corpo, principalmente nas práticas esportivas realizadas ao ar livre. 

Durante as atividades físicas, aumentamos a perda de líquidos e eletrólitos, o que pode ser reposto com alguns alimentos, incluindo o coco. A fruta “é fonte de energia, vinda tanto da sua água, que contém carboidratos, quanto da polpa, que contém gorduras boas, garantindo energia, saciedade e melhora nos níveis de colesterol”, explica Renata.

Alguns dos minerais presentes no coco são o potássio e o magnésio, que atuam na saúde muscular e cardíaca. O magnésio também auxilia na saúde óssea e na melhora da qualidade do sono. Juntos, esses fatores têm o importante papel de colaborar com a melhora do desempenho físico e, consequentemente, na conquista de resultados.

Com tantos benefícios, que tal inserir o consumo do coco verde na rotina de exercícios?! Para auxiliar, Renata Guirau separou 3 dicas de receitas fáceis, ideais para qualquer momento do dia. Confira e experimente!

1. Creme de morango com coco

Ingredientes:

1 envelope de gelatina sem sabor

½ xícara de chá de coco ralado

½ xícara de chá de leite de coco

4 col de sopa de mel

½ xícara de chá de água

1 xícara de chá de morangos picados

Preparo: Prepare a gelatina conforme instruções da embalagem. Bata no liquidificador a gelatina, o leite de coco, o mel, a água e os morangos.

Coloque em taças e leve para gelar. Quando começar a ficar um creme firme, finalize com o coco ralado por cima de cada taça e volte para a geladeira por mais 2 horas antes de servir.

2. Suco de coco com manga

Ingredientes:

200mL de água 

½ xícara de polpa de coco verde

1 xícara de manga madura picada 

Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.  Se preferir, acrescente gelo na hora de bater.

3. Sorvete de coco

Ingredientes:

Polpa de 4 cocos verdes

1 lata de leite condensado

1 caixinha de creme de leite

2 col de sopa de leite em pó

Preparo: Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por 3 horas. Retire e bata o conteúdo na batedeira. Leve novamente ao freezer, por cerca de 30 minutos, e sirva em seguida.