quinta-feira, abril 18, 2024
Desta semanaMundo melhor

Assistência social multidisciplinar em Sobradinho

Foto: Divulgação – OSJC

Há mais de três décadas instituição fundada por amigos oferece apoio educacional, alimentar e social à famílias em situação de vulnerabilidade na região administrativa 

Com mais de trinta anos de ações sociais na região de Sobradinho, As Obras Sociais Jerônimo Candinho (OSJC) são uma entidade beneficente de assistência social, do Distrito Federal, inscrita no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF, que vem atuando na comunidade em situação de vulnerabilidade social desde 18 de abril de 1989.

Tudo começou com um grupo de amigos que, observando as necessidades da comunidade, se dispôs a realizar ações sociais para suprir as necessidades básicas de alimentação de famílias que careciam de suporte alimentar.

Os trabalhos foram ganhando reforço e proporção, assim como as demandas da comunidade. Foi então, que no final de 1989, iniciou-se a construção da sede da Instituição Obras Sociais Jerônimo Candinho próxima à Rodoviária de Sobradinho, em ponto estratégico, favorecendo o acesso dos beneficiários que contavam com o apoio dos voluntários. Desde então, a Instituição se mantém por meio de eventuais convênios, eventos beneficentes e prestando serviços administrativos para programas como o Jovem Aprendiz.

A coordenadora do projeto, Cassia Guimarães conta, que As Obras Sociais Jerônimo Candinho conta com o apoio de voluntários e funcionários para realizar o auxílio às pessoas em condições socialmente desfavoráveis, com o objetivo de promover a igualdade social.

“Somos uma organização que oferece serviços educacionais e profissionalizantes às comunidades em situação de vulnerabilidade, possibilitando o aprendizado e a formação de indivíduos instruídos e conscientes em todas as fases da vida”, conta Cassia.

Ações

As OSJC oferecem várias atividades para atender as mais diversas necessidades da comunidade de Sobradinho. Dentre elas, o Colégio Allan Kardec que oferece educação formal gratuita para turmas do jardim I ao 9º ano. Atualmente as turmas do 1º, 3º 4º e 8º anos fecharam por falta de recursos necessários à manutenção. Portanto, a Instituição busca parceiros que se disponham a reativar essas turmas que atenderiam mais estudantes que não têm acesso à educação privada, ou não têm conseguido vaga em escola pública.

Outro programa que conta com a participação da organização é o Jovem Aprendiz, que oferece formação técnica e profissionalizante, por meio de um curso teórico e prático, para jovens entre 14 e 24 anos e a partir de 14 anos para pessoas com deficiência, possibilitando o crescimento desse aprendiz.

Há também projeto para gestantes, que oferece palestras de cuidados durante e após a gestação e de valorização da vida. Além disso, fornece às mães lanche e enxoval completo confeccionado por voluntários.

Para os idosos são disponibilizadas oficinas de saúde, artesanato, vivência e trocas de experiência e inclusão digital. Aula de línguas, atividades físicas e dinâmicas também fazem parte das ações, que conta ainda com a distribuição de sopa.

O Centro de Atendimento Nutricional das Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social, oferece cestas de complementação alimentar a mais de 120 famílias cadastradas, além de servir sopa, chá e pão para mais de 300 pessoas semanalmente.

As pessoas com deficiência contam com um centro de atendimento específico para elas. O Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CAPED) desenvolve ações de capacitação, reabilitação, inclusão social e profissional para pessoas com deficiência física, intelectual e/ou social.

Empresas interessadas em contratar os profissionais qualificados pelas Obras Sociais Jerônimo Candinho devem entrar em contato para mais informações.

Atualmente a organização atende cerca de 900 aprendizes (em processo de contratação) no programa Jovem Candango; 25 gestantes por mês; na escola e contra turno são 80 estudantes e 140 famílias com o reforço alimentar.

Como ajudar

A OSCJ conta com a participação de voluntários e doadores para a manutenção de suas atividades. As participações são sempre bem-vindas seja em qualquer atividade desenvolvida pela organização. Mas além das doações e do voluntariado, os interessados podem participar do Clube de Amigos do Colégio Allan Kardec.

Entrando para o Clube de amigos do Colégio Allan Kardec é possível contribuir para que o colégio mantenha as turmas ativas. Além de ter acesso à vários descontos em produtos e serviços dos Empreendedores da Socieducação, o colaborador participa de sorteios frequentes.

Para mais informações acesse: www.jeronimocandinho.org ou ligue (61)98341-1555.