quinta-feira, março 28, 2024
CidadesDesta semana

Aumentam postos de vistoria veicular no DF

Foto: Divulgação / Detran

Em até dez dias, o DF terá pelo menos mais 19 novos postos de vistoria veicular credenciados pelo Detran para a prestação de serviços.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) traz no artigo 123 a vistoria veicular como obrigatoriedade em quatro situações: quando for necessário fazer a transferência da propriedade do veículo; se o proprietário mudar o seu município de domicílio; se for alterada alguma característica do veículo; e se houver mudança na categoria do veículo.

A vistoria serve para examinar as condições de circulação do veículo, a documentação, bem como atestar a existência do bem. Para isso, são realizados procedimentos fiscais como testes de funcionamento dos equipamentos obrigatórios e conferência da autenticidade da documentação.

Tudo isso parece ser muito simples, mas proprietários reclamam, há anos, sobre a demora na inspeção veicular aqui no Distrito Federal. Um empresário, que preferiu não se identificar, entrevistado pelo DF Notícias, conta a “saga” de realizar uma vistoria no Detran-DF.

“ Na teoria é tudo muito simples: pagamos a taxa, agendamos a vistoria e pronto. Mas na prática a coisa é bem diferente. Tempos atrás, comprei um veículo e na hora de agendar a vistoria foi uma verdadeira ‘saga’. Paguei a taxa e na hora de agendar, as datas disponíveis estavam a perder de vista. Foi então que uma pessoa próxima a mim falou que se eu quisesse agilizar meu processo seria mais interessante contratar um despachante. Não estava disposto a gastar mais dinheiro, então decidi manter a vistoria por conta própria. Passados vários dias, fui para a inspeção. Chegando lá, esperei horas para ser atendido e ainda fui destratado pelo vistoriador, era como se eu estivesse devendo alguma coisa. Experiência desagradável demais”, conta o empresário.

Com o objetivo de diminuir as filas de inspeção veicular, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), publicou no Diário Oficial do DF desta terça-feira (14), a relação das primeiras empresas credenciadas para fazer vistoria veicular, as chamadas ECV’s.

De acordo com o órgão, no máximo, em até 10 dias, as 19 credenciadas poderão iniciar atendimento ao público. A partir de agora, serão, no mínimo, cerca de 130 novos boxes de vistoria, distribuídos nas regiões de Águas Claras, Ceilândia, Estrutural, Gama, Guará, Lago Norte, Núcleo Bandeirante, Planaltina, Samambaia, Sobradinho, Taguatinga, Vicente Pires, entre outros.

Zélio Maia, diretor-geral do Detran, afirma que a intenção de credenciar novas empresas para realizar as vistorias é aumentar as opções de atendimento e agilizar a prestação de serviços à comunidade que depende dos postos para o cumprimento da lei. Para ele, com mais pontos de vistoria, maior será a comodidade para quem depende dos serviços.

“Estamos exterminando um dos maiores gargalos do atendimento e dando continuidade ao projeto inicial da nossa gestão: zerar as filas do Detran. Com essa medida, o Departamento passa a atender a população de forma mais ágil e democrática, já que teremos pontos de atendimento distribuídos em diversas regiões administrativas”, afirma Zélio.

Com os novos postos, o brasiliense não terá mais que agendar o atendimento, ou seja, basta se dirigir à empresa credenciada mais próxima para fazer a vistoria do veículo.

Credenciamento

Em abril deste ano, o Detran publicou a Instrução nº 230/2021, que estabelece os requisitos e procedimentos para o credenciamento de empresas prestadoras de serviços de vistoria de identificação veicular.

De acordo com o órgão, 129 empresas apresentaram documentação propondo o credenciamento. Do total, 69 tiveram seus documentos aprovados. Dessas, 19 já foram habilitadas na avaliação de conformidade, outras 48 ainda estão com o processo de credenciamento em andamento.

Taxa

Desde que a autarquia anunciou a ampliação dos serviços por empresas privadas, muito se especulou a respeito dos valore praticados pelas licenciadas. Contudo, o órgão afirma que não haverá aumento de valor do serviço. O preço da vistoria veicular continuará os mesmos R$126 praticados atualmente. “É vedada à ECV a cobrança de quaisquer valores adicionais dos usuários dos serviços de vistoria veicular”, afirma o Detran.

Confira os novos postos de vistoria

  • 1. Brasília Vistoria (Unidade I) – Setor de Indústria e Abastecimento (SIA);
  • 2. Sobradinho Vistorias Veiculares Ltda. – Sobradinho;
  • 3. RR Vistorias Automotivas Ltda. – Setor de Indústria e Abastecimento (SIA);
  • 4. DF Vistorias Ltda. – Guará;
  • 5. Nive (Núcleo de Inspeção e Vistoria Veicular) – Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA)/Estrutural;
  • 6. Bandeirantes Vistorias Ltda. – Núcleo Bandeirante;
  • 7. Vicente Pires Vistorias Ltda. – Vicente Pires;
  • 8. Brasília Vistoria (Unidade II) – Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA)/Estrutural;
  • 9. Colorado Vistorias Ltda. – Lago Norte;
  • 10. Águas Claras Vistorias Ltda. – Águas Claras
  • 11. Tradicional Vistorias Ltda. – Planaltina
  • 12. Ceilândia Vistorias Ltda. – Ceilândia
  • 13. Samambaia Vistorias Ltda. – Samambaia
  • 14. Santa Maria Vistorias Ltda. – Santa Maria
  • 15. Gama Vistorias Ltda. – Gama
  • 16. D Sul Vistorias Ltda. – Taguatinga
  • 17. Nive (Núcleo de Inspeção e Vistoria Veicular) (Unidade II) – Setor de Indústria e Abastecimento (SIA);
  • 18. Nive (Núcleo de Inspeção e Vistoria Veicular) (Unidade III) – Taguatinga;
  • 19. Nive (Núcleo de Inspeção e Vistoria Veicular) (Unidade IV) – Sobradinho