sábado, abril 27, 2024
CidadesDesta semana

Comerciantes recebem boxes em oito feiras do DF

Foto: Divulgação/Segov-DF

Feiras de Santa Maria e Jardim Botânico serão as próximas a passarem por licitação

Característica marcante das regiões administrativas do Distrito Federal, as feiras têm passado por momentos difíceis, principalmente após a pandemia de Covid-19 que obrigou feirantes a abandonarem suas bancas por conta da orientação de ficar em casa para evitar a contaminação pelo vírus.

De lá para cá, diversas iniciativas vêm sendo implementadas na expectativa de movimentar esses espaços tão tradicionais na capital do país. E nesta semana, mais uma medida foi adotada pelo governo com a intenção de voltar a movimentar as feiras.

Na terça-feira (5) foi entregue, a 83 feirantes, a Permissão de Uso Qualificada para que possam ocupar boxes vazios em oito feiras permanentes do Distrito Federal. Todos eles foram habilitados em concorrências públicas e receberam o documento que assegura o direito de exploração comercial dos espaços por 15 anos, podendo ser renovado por igual período.

As autorizações entregues nesta semana contemplaram boxes nas Feiras Permanentes do Paranoá, Estrutural, São Sebastião, Setor “O”, P Norte, Guariroba, Gama, Feira da Cultura, Arte e Beleza no SIA, além do Shopping Popular do Gama.

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo ressaltou que o governo tem acompanhado de perto as questões das feiras por determinação do governador Ibaneis Rocha. Além disso, enfatizou a importância de os feirantes trabalharem de maneira regular.

“Nós temos que nos colocar no lugar de vocês. Nossa obrigação aqui é atendê-los da melhor maneira possível e, para isso, nós temos que ter um ambiente agradável para os clientes chegarem e encontrarem o que precisam. E vocês oferecerem seus produtos com tranquilidade, vocês terem o documento para trabalhar, vocês abrirem e fecharem o box sem ter problema, dentro da legalidade, isso é muito importante”, afirmou.

A expectativa do governo é que em abril sejam entregues mais 100 termos de uso, finalizando a primeira etapa das licitações.