quarta-feira, setembro 18, 2024
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Crescem reclamações sobre telemarketing

Foto: azerbaijan_stockers / freepik

Ferramentas de bloqueio, legislação de defesa e denúncias não impedem call centers de importunar usuários de telefonia

A facilidade que o telefone trouxe para a comunicação é indiscutível. Mas nos últimos tempos, a ferramenta que trouxe benefícios e vantagens para a comunicação entre pessoas, tem se tornado instrumento de incômodo e prejuízos.

Rosileide Silva, trabalha no comércio e conta que o telefone é um utensílio importante no seu dia a dia, isso porque ela consegue se comunicar com o filho enquanto está trabalhando. Por outro lado, ela conta que o celular tem atrapalhado seu rendimento no trabalho por conta da quantidade de vezes que ele toca com chamadas de telemarketing.

“Chego a receber mais de dez ligações por dia. É oferta de cartão de crédito, operadora oferecendo internet, banco querendo eu abra mais conta, isso me tira a paciência. Sempre que o telefone toca acho que é algo importante, mas quando vejo é sempre um número de telefone diferente dos meus contatos. Eu bloqueio, mas logo ligam de outro número. Já fiz cadastro nas ferramentas que prometem impedir ligações que eu não quero receber, mas não adiantou de nada.

Rosa Maria, aposentada, reclama da qualidade dos atendimentos de call center. “Eles passam o dia nos ligando, mas quando precisamos de um serviço colocam a gente para esperar horas, e por vezes, nem atendem nossos pedidos. Constantemente tenho problemas com a operadora de internet e TV a cabo. Ligo para pedir um serviço e fingem que registram minha demanda, falam que vão mandar técnico e não mandam e os problemas continuam”, relata.

Reclamações

Levantamento feito pelo DF Notícias junto ao Procon-DF e a Anatel revela que a proporção de reclamações sobre call centers/SAC tem aumentado de maneira geral. NoDF, o Procon registrou, até a última segunda-feira (26), 529 reclamações sobre demandas não resolvidas, ou respondidas fora do prazo, enquanto em todo o ano de 2023 foram protocoladas 970 reclamações. Quanto a descortesia, despreparo e demora, até o momento, há 4 reclamações, enquanto durante todo ano de 2023 foram 5. Em 2024, 161 consumidores reclamaram sobre cancelamento de serviço, no ano passado foram 245 reclamações. O acesso aos canais de contato também são alvo de reclamações, neste ano já houve 88 reivindicações, enquanto em 2023 foram 103 notificações.

Além dessas reclamações, o Procon-DF disse ao DFN que tem notado um aumento nas reclamações de cobranças abusivas. Segundo o órgão, algumas instituições financeiras chegam a realizar mais de 100 ligações por dia para consumidores que estão com algum tipo de dívida.

Em nota, a Anatel respondeu que em 2023 foram recebidas 22.701 reclamações sobre ligações abusivas, enquanto em 2024 até o mês de julho foram 11.473 reclamações.

Bloqueio e denúncia

Tanto os órgãos locais, quanto nacionais sugerem aos consumidores fazerem cadastros nas plataformas de bloqueios de ligações indesejadas. Seja o Não Me Perturbe, da Anatel, disponível no site www.naomeperturbe.com.br, ou o Me respeite do Procon-DF, disponível no site www.merespeite.procon.df.gov.br.

Caso o usuário ainda esteja sendo importunado por ligações indesejadas, é possívelregistrar uma reclamação no Procon-DF, relatando que continua a receber chamadas de uma determinada empresa. O órgão pode expedir comunicações às empresas e impor sanções previstas no art. 56, do Código de Defesa do Consumidor, no caso de transgressão ou violação das regras do Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing. 

Se as ligações persistirem, as reclamações podem ser feitas diretamente na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O serviço é gratuito para o cidadão. Em caso de dificuldades para acessar o sistema ou se cadastrar, pode ligar para a Central de Atendimento da Anatel através do telefone 1331.