Criada Secretaria Extraordinária de Proteção Animal
Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Pasta cuidará da defesa e bem-estar de cães e gatos da capital
O Governo do Distrito Federal deu mais um passo significativo na proteção dos direitos e do bem-estar animal ao criar a Secretaria Extraordinária de Proteção Animal. Instituída por decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha e publicado no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (4), a nova pasta será responsável exclusivamente pela defesa e cuidado de cães e gatos.
Entre suas principais atribuições estão a formulação de políticas públicas e a implementação de programas que visam o manejo populacional, vacinação, atendimento veterinário e a reabilitação de animais vítimas de maus-tratos.
A criação da secretaria envolve a absorção das estruturas e funções da antiga Subsecretaria de Proteção Animal, que agora será renomeada como Subsecretaria de Bem-estar Animal. Com isso, os recursos humanos, materiais e financeiros serão transferidos da Secretaria do Meio Ambiente para a nova pasta. A Secretaria do Meio Ambiente, por sua vez, voltará a ter seu nome original, mas ainda prestará apoio administrativo e financeiro às ações de proteção animal, garantindo uma transição organizada e eficiente.
O governador Ibaneis Rocha destacou que a nova secretaria foi criada para fortalecer as ações de proteção animal no DF, permitindo uma resposta mais eficaz às demandas de bem-estar animal e aos casos de maus-tratos. Com essa iniciativa, o Distrito Federal espera promover melhores condições de vida para os animais, além de consolidar o cuidado e a defesa dos direitos dos pets na região.