terça-feira, abril 30, 2024
Desta semanaEducação

DF tem novos critérios para vagas em creches

Estrutura familiar, renda e cadastro em programas sociais são alguns fatores que determinarão matrícula nas instituições de ensino

Nesta terça-feira (12), a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) anunciou o novo Manual das creches da rede pública. O documento traz mudanças significativas no sistema de pontuação e inscrições para famílias que aguardam vaga nas instituições. 

De acordo com a pasta, as alterações visam aprimorar o processo de admissão e garantir maior transparência e equidade no acesso à educação infantil. O normativo traz um sistema de pontuação que leva em consideração vários critérios para a classificação das crianças na fila de espera das creches.

O novo manual foi desenvolvido para atender a recomendações do Ministério Público do Distrito Federal. O órgão havia apontado a necessidade de aprimorar o processo de pontuação e inscrições para as famílias que aguardam vaga nas creches da rede pública de ensino. 

Para pleitear uma vaga nas creches do DF os responsáveis pelas crianças devemapresentar a documentação solicitada e aguardar a fila de espera. Contudo, casos específicos (expostos no novo documento) têm prioridade no atendimento, como: família com renda baixa; situações de vulnerabilidade econômica, como famílias monoparentais, beneficiárias de programas sociais entre outras.

Inscrições

Pais e responsáveis devem estar atentos para a necessidade de se fazer nova inscrição, mesmo que já estejam na lista de espera por uma vaga nas creches. A Secretaria de Educação informará um cronograma específico com as datas e como deverão ser feitos os recadastramentos.

Para realizar o cadastramento é preciso indicar a Região Administrativa e a sub-região, e informar os critérios de prioridade de atendimento. O sistema de pontuação será aplicado após a validação da inscrição. A Secretaria de Educação orienta que os pais apresentem documentos comprobatórios dos critérios que estão sendo utilizados para a pontuação na Coordenação Regional de Ensino escolhida.

A pasta ainda ressalta que para os pais interessados, é fundamental ficar atento aos critérios e ao cumprimento de todas as etapas do processo para aumentar as chances de conseguir uma vaga nas creches.

O objetivo do novo regulamento é oferecer mais transparência na oferta de vagas em creches e diminuir a demanda reprimida por espaços para crianças da Educação Infantil.

Para mais informações, basta acessar a nova cartilha pelo site da Secretaria de Educação. 

Foto: Álvaro Henrique/Ascom-SEEDF