sexta-feira, julho 19, 2024
CidadesDesta semana

DF terá abrigos permanentes para pernoite

Foto: Divulgação/Sedes

Abrigados terão direito a refeições, cama para dormir e local para higiene pessoal

Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) anunciou que o Distrito Federal deve implantar de forma permanente e pioneira ação de acolhimento de pessoas em situação de rua durante o período noturno, oferecendo abrigos para pernoite.

A proposta é oferecer para pessoas que vivem nas ruas abrigo durante a noite, um local seguro para dormir, fazer refeições, cuidar da higiene pessoal e guardar seus pertences. Esse sistema de acolhimento está em execução de maneira emergencial em dois abrigos por conta do frio, um na 907 Sul e outro no Gama.

Segundo a Sedes, a ideia é transformar essa modalidade em permanente, conforme previsto no edital lançado pela pasta com duas mil novas vagas de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua. O serviço será ofertado por meio de parcerias da secretaria com organizações da sociedade civil (OSCs).

De acordo com o edital, serão, no mínimo, mil vagas em abrigo institucional e 200 vagas em pernoite. A definição da natureza das 800 vagas restantes deverá considerar as necessidades identificadas do público a ser atendido em cada região e ajustadas com as futuras organizações parceiras.

A proposta das unidades de acolhimento de pernoite é receber as pessoas durante a noite, das 19h às 7h, oferecendo autonomia para os acolhidos trabalharem durante o dia. Nos abrigos serão oferecidos café da manhã e jantar, uma cama para dormir, local para tomar banho e guardar os pertences, espaço de convivência coletiva, além de acompanhamento por profissionais e acesso a serviços e benefícios da política de assistência social e de outras áreas, como saúde, educação, trabalho e renda.