quarta-feira, novembro 6, 2024
Desta semanaSaúde

Dicas para uma alimentação infantil saudável nas férias

Foto: Freepik

Especialista recomenda planejamento e organização com cardápios mais saudáveis 

Manter uma alimentação saudável para as crianças durante as férias é um desafio enfrentado por muitos pais. Nesse período, a rotina diária muda significativamente, e as atividades fora de casa, como passeios e viagens, se tornam mais frequentes. Esses fatores dificultam a manutenção de uma dieta equilibrada, pois o acesso a alimentos práticos e muitas vezes menos nutritivos aumenta. Além disso, as crianças tendem a preferir guloseimas e alimentos rápidos, o que pode complicar ainda mais.

Entre as dicas para uma rotina alimentar mais saudável e divertida em família, estão: usar a criatividade decorando os pratos para chamar a atenção das crianças; estabelecer horários; preferir alimentos frescos e naturais; e investir em lanches como vitaminas de leite com frutas, iogurtes, sucos, sanduíches de pão integral e bolos à base de frutas.

Para entender melhor como lidar com esses desafios, a nutricionista materno-infantil e professora Paula Uessugue, orienta sobre como manter uma alimentação balanceada durante as férias.

Para a especialista, os principais desafios que os pais enfrentam ao tentar manter uma alimentação saudável para as crianças nesta época do ano estão relacionados às mudanças na rotina e às escolhas alimentares. “Durante as férias, a rotina geralmente muda, com horários de despertar mais tardios e uma maior quantidade de eventos e atividades fora de casa. Isso exige atenção redobrada à alimentação das crianças. Planejar com antecedência, incluindo a escolha dos locais onde vão comer, o tipo de alimento e as porções, torna-se essencial. Essas decisões podem ser desafiadoras devido à tentação de alimentos rápidos e menos nutritivos, como doces, além da flexibilidade maior nos horários das refeições.

Para Paula, as melhores estratégias para garantir que as crianças consumam uma dieta equilibrada durante viagens ou passeios são: programação e organização. “Prepare lancheiras com frutas fáceis de transportar, como maçãs, peras e bananas, que são práticas e nutritivas. Organize a rotina diária, planejando os locais de alimentação e optando por opções mais saudáveis sempre que possível. No café da manhã, incentive a criança a começar com uma porção de fruta para garantir nutrientes ao longo do dia. Equilibrar alimentos como guloseimas com escolhas nutritivas ajudará a manter uma dieta saudável sem privá-las do prazer das férias”, finaliza.