sexta-feira, abril 19, 2024
Desta semanaMundo melhor

Doar faz bem para todos

Foto: Homero Flávio – Seec

Projeto de arrecadação roupas, sapatos, acessórios e objetos de decoração tem como objetivo incentivar servidores públicos a doarem em benefício da população em situação de vulnerabilidade

A Secretaria de Economia (Seec) lançou, no dia 20 de outubro, o projeto “Desapega DF”. A ação visa incentivar doações pelos servidores públicos do DF para beneficiar a população em situação de vulnerabilidade. Fruto de parceria com a Federação Espírita do Distrito Federal, o “Desapega DF” arrecadará peças de roupas, sapatos, acessórios e itens para casa – como objetos de decoração, móveis ou itens para cama, mesa e banho. As doações vão para um bazar virtual beneficente e devem estar higienizadas e em bom estado de conservação.

Durante o lançamento, a secretária Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Economia, Adriana Faria, destacou a importância do projeto. “Os grandes especialistas dizem que praticar atos de solidariedade também significa qualidade de vida, porque o bem que você faz ao outro retorna para você amplificado”, afirmou, durante o lançamento do projeto, no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

O “Desapega DF” é resultado de um termo de cooperação. De acordo com a parceria, cabe ao GDF fazer a mobilização dos servidores e a arrecadação das doações, que serão repassadas para a Federação Espirita realizar o bazar beneficente. Inicialmente, os primeiros pontos de coleta temporária serão montados no Anexo e Palácio do Buriti e na Escola de Governo. Em seguida, a Sequali fará um cronograma para os demais pontos de coleta temporários nos diversos órgãos do GDF.

Paralelo a isso, a Federação Espírita do DF, localizada na QMSW5, lote 5, Setor Sudoeste, será um ponto de coleta permanente.

Adriana Faria enfatizou os benefícios do “Desapega DF”. “O projeto tem vários benefícios, primeiro, viabilizar um canal de doação para os servidores do GDF, além da questão da sustentabilidade, de reaproveitamento dos bens de consumo, e também da possibilidade de disponibilizar para algumas pessoas, por um preço mais acessível, alguns bens aos quais elas não teriam acesso”, detalhou.

“É muito importante que os servidores de diversas secretarias possam se envolver em ações de solidariedade como esta, que têm uma importância social, pois irão beneficiar pessoas em vulnerabilidade”, afirma o secretário André Clemente.

Presente ao lançamento, o presidente da Federação Espírita do DF, Paulo Maia, explicou a abrangência da ação social e seu funcionamento. “A federação trabalha não só para os espíritas, mas para a sociedade”, disse. Ele ressaltou que a instituição, sem fins lucrativos, já atua no seguimento de assistência social há muitos anos. “A gente já recebe, repassa e faz esse trabalho: é uma grande rede de solidariedade”, detalhou.

O projeto “Desapega DF” faz parte do “Programa de Qualidade de Vida no Trabalho”, inserido no Plano Estratégico do Distrito Federal 2019-2060 e no Plano Estratégico Institucional da Secretaria de Economia 2019-2023 e deve se estender até o ano de 2022.

Para fazer parte do bazar virtual, os itens passarão por uma triagem e seleção. Os objetos que forem desqualificados serão destinados ao serviço de assistência social. Com a iniciativa, o governo busca incentivar a valorização de trabalhos sociais realizados por entidades assistenciais e dar suporte para que os servidores e a comunidade possam promover a destinação sustentável de objetos em desuso.

Como ajudar

Até 19 de novembro, o material poderá ser encaminhado a pontos de coleta instalados no Anexo e no Palácio do Buriti e na Escola de Governo (Setor de Áreas Especiais Norte, 1, telefone 3344-0124). Já a Federação Espírita (QMSW 5, lote 5, Sudoeste, telefone 3343-8237) recebe doações em caráter permanente, de segunda-feira a sábado, das 9h às 16h.

Fonte: Secretaria de Economia