segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDesta semana

Folia resulta em seis estabelecimentos interditados

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Operação de fiscalização visitou mais de 100 estabelecimentos comerciais em várias regiões. Aglomeração, falta de protocolo e de autorização foram motivos para sanções

Desde a última sexta-feira (24) está em operação a força-tarefa de Carnaval que segue até o fim desta terça-feira (1º). A intenção é garantir o cumprimento do Decreto nº 42.898, que proíbe festas e aglomerações durante o Carnaval no Distrito Federal.

A ação ocorre de forma simultânea nas áreas monitoradas pelos seis comandos de policiamento regional (CPRs), sempre das 18h às 2h. Durante o dia, a DF Legal segue com operações com o mesmo foco.

De acordo com informações divulgadas pelo governo, entre a noite de domingo de Carnaval (27) e a madrugada da segunda-feira (28), 110 estabelecimentos foram visitados pelas equipes, que atuam de forma integrada.

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) coordena a ação, com turmas mistas compostas por integrantes das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, do Detran, do Instituto Brasília Ambiental, do Procon e da Vigilância Sanitária. Já a DF Legal tem 10 equipes em campo.

Até o início da tarde desta terça-feira (1º) oito estabelecimentos comerciais já haviam sido multados. Seis deles chegaram a ser interditados. Segundo o governo, as punições foram por aglomeração, falta de protocolo ou de autorização para funcionamento.

Abordagens

A PMDF realizou, entre sexta (25) e domingo (7), 2.123 abordagens pessoais. Foram registradas 1.946 ocorrências, entre elas a apreensão de 18 armas brancas e nove de fogo. No período, foram empregados quase dois mil policiais. Somente domingo, quase 600 militares participaram das ações e autuaram 230 motoristas por dirigir após ingestão de bebida alcoólica e 29 inabilitados.

O Detran registrou mais 62 infrações diversas, como veículo não licenciado, falta de equipamento obrigatório e problemas na parte elétrica. Com a ação nas regiões de Taguatinga, área central de Brasília e Asa Norte, Sobradinho II, Sudoeste e Gama, 41 condutores foram autuados por embriaguez, 12 veículos foram removidos. Os agentes contabilizaram, ainda, sete inabilitados e três CNHs suspensas.

Com informações da Agência Brasília