domingo, junho 23, 2024
Desta semanaSaúde

Laranja bahia: aliada na prevenção de doenças femininas

Rica fonte de fibras, minerais e da conhecida vitamina C, a laranja bahia pode prevenir anemia, além de auxiliar a saúde da pele e na produção de colágeno

De polpa suculenta, sabor adocicado e livre de sementes, a laranja bahia é uma rica fonte de minerais, como potássio, magnésio e fósforo, que possuem, entre suas principais funções, um importante papel na saúde óssea e muscular, além da prevenção de cãibras, controle da pressão arterial e melhora na qualidade do sono.

As fibras também estão presentes na fruta e são excelentes para auxiliar no controle de saciedade, no bom funcionamento do intestino e na melhora dos níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Você sabia que uma laranja bahia média já é suficiente para fornecer a quantidade diária recomendada de vitamina C?

Para as mulheres, a grande quantidade de vitamina C presente na laranja pode ser uma excelente aliada na prevenção contra a anemia causada pela falta de ferro no organismo. “As mulheres são mais suscetíveis a apresentar anemias, principalmente quando apresentam fluxo menstrual intenso. Por isso, a vitamina C é fundamental para ajudar na absorção do ferro e prevenir a doença”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Outro ponto que Renata destaca em relação a vitamina, é seu papel na produção de colágeno e proteção da pele, dois cuidados importantes que o público femiminino, geralmente, se preocupa em ter ao longo da vida.

O betacaroteno é um componente funcional que também está presente na laranja bahia. Com sua ação antioxidante, ele atua, principalmente, na proteção da pele contra os raios solares nocivos.

Com tantos benefícios para a saúde, fica fácil inserir a doçura dessa fruta na rotina, não é mesmo? Para te ajudar, Renata Guirau separou algumas dicas de receitas fáceis, práticas e deliciosas. Confira e não deixe de experimentar!

Suco de laranja, kiwi e espinafre

Ingredientes:

2 kiwis maduros

2 laranjas bahia descascadas

½ xícara de chá de folhas de espinafre

500mL de água filtrada

Gelo a gosto

Preparo: Bata tudo no liquidificador e beba em seguida, preferencialmente sem coar.

Smoothie de laranja com gengibre

Ingredientes:

1 xícara de suco de laranja bahia congelado

1 xícara de água de coco congelada

1 colher de sopa de gengibre picado

4 folhas de hortelã

Preparo: Bata tudo no liquidificador, até formar um creme homogêneo. Consuma em seguida. Se desejar, acrescente castanhas picadas ou granola.

Chá gelado aromático

Ingredientes:

3 sachês de chá de hibisco

3 sachês de chá de erva cidreira

1 litro de água

Suco de 2 laranjas bahia

Açúcar ou adoçante a gosto

Preparo: Aqueça a água e faça a infusão com os sachês dos chás. Deixe esfriar e misture os demais ingredientes. Se desejar, acrescente gelo antes de servir.

Bolo de laranja

Ingredientes:

3 laranjas bahia médias

2 ovos

1 xícara de chá de óleo de girassol

1 xícara de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de farinha de trigo integral

1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo: No liquidificador, bata os ovos, o suco das laranjas e o óleo. Em uma vasilha, misture os ingredientes secos e vá adicionando o conteúdo do liquidificador. Mexa bem, até formar uma massa homogênea. Em uma forma untada, leve para assar em forno pré-aquecido, a 180°C, por cerca de 30 minutos.

Foto: Divulgação/Rede Oba