segunda-feira, abril 29, 2024
Desta semanaEducação

Inscrições abertas para Educador Voluntário

Foto: Álvaro Henrique/SEEDF

Colaboradores atuarão com apoio e suporte para estudantes da rede pública de ensino do DF

Ficam abertas até a próxima quinta-feira (26) as inscrições para quem tem o interesse de participar do Programa Educador Social Voluntário (ESV). A iniciativa tem como objetivo selecionar pessoas que queiram contribuir com a educação especial e com as escolas de educação em tempo integral, que atendem a educação infantil e o ensino fundamental.

Neste ano, o projeto tem 4.500 vagas disponíveis nas 14 Coordenações Regionais de Ensino do DF. A Secretaria de Educação informa que cada selecionado receberá R$ 40 por turno de atuação como ressarcimento exclusivo para alimentação e transporte.

O trabalho dos voluntários é dar apoio e suporte a alunos com necessidades educacionais especiais e/ou deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) no exercício das atividades diárias no que diz respeito à alimentação, locomoção e higienização nas escolas.

Atuam também como assistentes no processo de integração e aprendizado dos estudantes e/ou indígenas não falantes de língua portuguesa, residentes no Brasil e matriculados nas unidades da rede pública de ensino do DF.

De acordo com a Secretaria de Educação, o candidato poderá atuar, no máximo, em duas unidades ou em dois turnos na mesma escola. O tempo diário de voluntariado será de quatro horas. O ressarcimento será feito pela regional de ensino, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF).

Podem participar pessoas maiores de 18 anos, com escolaridade a partir do Ensino Fundamental completo, com comprovação de conclusão, conforme previsto em portaria.

Seleção

A escolha dos voluntários será realizada por meio de análise de currículo feita por comissões avaliadoras organizadas pelas próprias unidades de ensino comtempladas pelo programa. A avaliação da documentação será realizada pelos Gestores das Unidades Escolares, no sistema on-line das inscriçõeshttps://educadorsocialvoluntario.se.df.gov.br/bem-vindo

Os candidatos serão classificados por meio da pontuação obtida, seguindo o formulário de Análise Curricular dos Critérios de Seleção e Classificação.

A divulgação dos resultados, parcial e final, do processo seletivo serão divulgados no mural da unidade escolar e nos canais de comunicação on-line utilizados pela comunidade escolar.