terça-feira, abril 23, 2024
Desta semanaEducação

Matrículas para novos alunos na rede pública vão até 31/10

Foto: Tony Winston – Agência Brasília

Prazo é válido tanto para inscrições feitas pelo 156, quanto pelo site da Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação estendeu o prazo para que novos alunos se matriculem na rede pública de ensino. Os interessados têm até o próximo domingo 31/10 para se inscreverem pelo telematrícula. De acordo com a pasta, a ampliação do prazo foi por conta dos vários relatos de dificuldades de acesso ao número 156 pelos pais e responsáveis.

A ampliação vale tanto para a telematrícula, pelo número 156 opção 2, quanto pelo site da secretaria, que continuará aberto às inscrições.

A Secretaria de Educação reforça que as inscrições equivalem a uma pré-matrícula e são exclusivamente para o ingresso de novos estudantes na educação infantil (pré-escola), no ensino fundamental e no ensino médio. Para ser cadastrada, é preciso que a criança complete quatro anos até 31 de março de 2022.

Para o registro é preciso que responsável informe o número do CPF do estudante que será inscrito e o CEP da residência em que mora ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis.

A partir desses dados, a Secretaria de Educação irá direcionar os novos estudantes para escolas o mais próximo possível da residência ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis.

De acordo com a pasta, a previsão é divulgar o resultado no dia 21 de dezembro de 2021, no site da Secretaria de Educação. Nesta data, os interessados vão saber para qual escola serão direcionados.

As matrículas deverão ser efetivadas de 4 a 11 de janeiro de 2022. As orientações sobre o procedimento serão divulgadas oportunamente.

Quanto às inscrições e triagem de novos alunos especiais elas serão realizadas até nesta sexta-feira (29). Além disso, o remanejamento dos que já estão matriculados na rede pública também ocorrerá nesta sexta.

No caso de inscrição e triagem, os interessados devem se dirigir à regional de ensino mais próxima da casa ou do trabalho dos pais ou responsáveis. Para remanejamento (transferência de uma escola pública para outra), é necessário ir à secretaria da unidade escolar onde o estudante está matriculado.

A renovação da matrícula para o próximo ano letivo é automática para aqueles que já estão na rede pública. As secretarias escolares é que fazem a confirmação de matrícula desses alunos.

Para quem deseja mudar de uma instituição pública de ensino para outra, o remanejamento escolar ocorrerá de 8 a 11 de novembro, diretamente na escola onde o estudante está matriculado.

Com informações da SEE-DF