segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDesta semana

Mecânica básica para mulheres

Curso gratuito está com inscrições abertas para mais uma rodada de capacitação

De acordo com levantamento da Gerência de Estatísticas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), de 2022, a capital tem mais de 1.800.000 condutores de veículos habilitados. Dentro desse universo, 40% são mulheres.

Com olhar voltado para as motoristas do DF, o Detran tem projeto em andamento que oferece curso gratuito de mecânica básica. O objetivo é oferecer conhecimento básiconecessário sobre os problemas corriqueiros do veículo por conta do tempo de uso, como manutenção do automóvel, identificar os indicadores do painel, entre outras situações.

A capacitação acontece em encontros presenciais na Escola Pública de Trânsito de Detran, na 906 Sul. As turmas com vagas disponíveis são para o turno matutino, das 8h15 às 11h45, para o período entre 18 e 22 de setembro.

Com carga horária de 20 horas, o curso projetado pela Diretoria de Educação de Trânsito ensina a trocar pneus, a identificar alguns barulhos comuns nos carros para que as motoristas possam identificar o problema, e noções básicas como troca de óleo, água, além de entender cada ícone no painel quando aceso. 

Além de estar mais preparada para identificar problemas mecânicos e mais independente, cada participante recebe ao final do curso um certificado de conclusão.

Apenas neste ano, já foram capacitadas mais de 80 mulheres. De acordo com o Detran, cada turma tem capacidade para 20 alunas. As interessadas em se matricular devem agendar um horário, pelo portal de serviços fazer o agendamento para serviços de educação, na unidade do Detran-DF da 906 Sul, comparecer presencialmente na data e hora marcados e efetivar a inscrição.

O departamento anunciou que irá estender a iniciativa para Taguatinga. As motoristas que preferirem participar do curso na região devem, no ato da matrícula (na unidade da 906 Sul), manifestar o interesse de assistir as aulas que serão ministradas na escola de trânsito de Taguatinga.

Foto: Divulgação/Detran-DF