domingo, abril 28, 2024
CidadesDesta semana

Mais de 1 tonelada de lixo é retirada de lago do Parque da Cidade

Foto: Divulgação/Brasília presente

Limpeza faz parte das ações em comemoração ao aniversário do Parque da Cidade que completa 45 anos 

Na última sexta-feira (25), grande equipe foi mobilizada para trabalhar na limpeza da parte interna e arredores do lago do estacionamento 10 do Parque da Cidade. Ação conjunta teve participação de vários órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).

Um dos pontos mais visitados do parque acumulava 1.710 quilos de resíduos como galhos de árvores, pedaços de madeira, plásticos, latas e até restos de um aparelho celular. Depois da coleta, o lixo foi transferido para a Usina de Tratamento Mecânico Biológico da Asa Sul, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

O diretor-presidente o SLU, Silvio Vieira, destaca a importância da ação e da participação da comunidade na preservação do patrimônio público. “Retiramos quase duas toneladas de lixo em menos de quatro horas de ação. O Parque da Cidade, patrimônio cultural e histórico de Brasília, merece ser preservado. Aproveito e faço um pedido que a população também cuide dele. O meio ambiente agradece”, disse Vieira.

Participaram da ação, batizada de Operação Lagoa Azul, de cerca de 100 pessoas, entre reeducandos do projeto Mãos Dadas – coordenado pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) -, garis do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e servidores da Administração do Parque da Cidade – vinculada à Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF) -, do programa GDF Presente da Secretaria de Governo (Segov), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e da Fundação Zoológico de Brasília.

“Foi uma ação muito produtiva, porque ajuda a preservar a fauna e a flora do Parque da Cidade. Temos ali no lago gansos, patos, tartarugas e várias espécies de peixes, como tilápias e carpas, que precisam ser protegidas”, relata o administrador do Parque da Cidade, Todi Moreno.

De acordo com Moreno, após o mutirão, a ação será repetida mensalmente no espaço. “Também vamos intensificar o trabalho de conscientização do público frequentador para que faça o descarte correto dos resíduos nas lixeiras distribuídas pelo parque”, anuncia.

Benfeitorias

Neste ano, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek completa 45 anos e, em comemoração,várias benfeitorias estão em andamento para oferecer mais segurança, comodidade para os frequentadores. Já começaram a retirada dos pinheiros dos estacionamentos 4 e 5, a reforma do Castelinho, e a construção de áreas acessíveis nos estacionamentos 10 e 13.