Metrô lança app para achados e perdidos
Foto: Paulo Barros
Objetivo é facilitar a busca por objetos e otimizar a devolução de pertences de usuários
O Metrô-DF lançou uma nova ferramenta para auxiliar os usuários na busca por objetos perdidos ou esquecidos em suas dependências. De acordo com a companhia, atualmente, o Posto Central de Objetos Achados e Perdidos (PCOAP) guarda cerca de 4 mil itens, muitos dos quais foram esquecidos nas estações ou trens. A maioria dos donos não faz a solicitação de recuperação, o que contribui para uma taxa de devolução baixa, como a de junho deste ano, que atingiu apenas 17%.
Para melhorar esse cenário, o Metrô-DF implantou um sistema no aplicativo oficial da companhia, disponível gratuitamente para Android e IOS. A novidade, em funcionamento desde o dia 16, permite que o usuário registre a perda de um objeto, fornecendo informações como data aproximada, estação em que acredita ter ocorrido a perda e uma descrição detalhada do item.
Mesmo que a descrição fornecida não seja exata, os funcionários do Metrô farão uma busca no sistema, verificando se há algum item com características semelhantes. O resultado é enviado rapidamente ao usuário, que poderá acompanhar as atualizações sobre a localização de seu pertence diretamente pelo aplicativo, recebendo notificações sempre que houver uma mudança no status.
Caso o objeto seja encontrado, o usuário deverá comparecer ao Posto Central de Achados e Perdidos com um documento oficial com foto para retirar o item. Além da identificação, será necessário comprovar a propriedade do objeto para efetuar a retirada.
Segundo Maria de Lourdes Galvão (Foto), responsável pelo PCOAP, o sistema representa um grande avanço no contato com os usuários. “O nosso grande objetivo é devolver os pertences das pessoas”, afirma Maria. Com a nova ferramenta, espera-se um aumento na taxa de devolução de itens, facilitando o processo tanto para o público quanto para a equipe do metrô.
Anualmente, o posto recebe cerca de 8 mil itens, que ficam armazenados por até 180 dias. Após esse período, se não forem resgatados, os objetos são destinados a doações ou reciclados, conforme as normas da companhia.