segunda-feira, outubro 21, 2024
Desta semanaEconomia

Milhares de trabalhadores ainda não sacaram Abono Salarial

Foto: Marcello Casal Jr. /Agência Brasil

Estão disponíveis mais de R$ 200 milhões que podem ser retirados até dezembro

Os brasileiros que atendem aos critérios do Abono Salarial e ainda não sacaram o benefício devem ficar atentos ao prazo para a retirada, que encerra dia 27 de dezembro de 2024. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), até setembro, 247.754 trabalhadores ainda não haviam efetuado o saque do benefício, totalizando R$ 228.651.555,00 em valores disponíveis.

De acordo com a pasta, 26.151.402 trabalhadores estavam no cronograma de pagamentos que se encerrou em agosto, contudo, 723.687 ainda não retiraram o valor a que têm direito. Os valores pendentes estão disponíveis nas instituições financeiras Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. 

Na Caixa Econômica os pagamentos são feitos prioritariamente por crédito em conta, quando o trabalhador possuir conta corrente ou conta poupança ou Conta Digital; por crédito pelo aplicativo CAIXA Tem, em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela CAIXA. Para os trabalhadores que não são correntistas do banco, o benefício será pago em agências, lotéricas, autoatendimento e CAIXA Aqui com cartão social e senha.

Já os pagamentos realizados pelo Banco do Brasil serão feitos prioritariamente como crédito em conta bancária; transferência via TED, via PIX ou presencial nas agências de atendimento para trabalhadores não correntistas e que não possuam pix.

Quem solicitou a revisão do Abono Salarial por meio de recurso administrativo, receberá o pagamento no dia 15 ou no primeiro dia útil subsequente após análise e deferimento do pedido. Para informações mais detalhadas o trabalhador pode consultar a Carteira de Trabalho Digital ou no portal GOV.BR.

Direito ao Abono

Para ter direito ao saque do Abono Salarial o trabalhador deve estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo; ter recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), até 2 salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado; ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração; ter seus dados, do ano base 2022 informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.